Participam do evento as dioceses e arquidioceses de Aparecida, Vitória, Brasília, Campo Grande, Juiz de Fora, Olinda, Recife, Niterói, Salvador, Uberaba, Cuiabá, Natal e Curitiba. O arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do COL, Dom Orani João Tempesta, recepcionou os participantes, na manhã de hoje, e explicou a dinâmica do evento, manifestando também a sua alegria pela certeza de poder contar com a presença das demais dioceses do Brasil, de forma a melhor preparar a JMJ.
“O Comitê Organizador Local convocou e convidou os assessores de imprensa das Arquidioceses do Brasil para estarem presentes hoje e amanhã aqui no Rio de Janeiro para um contato com o COL, com as questões de orientação em relação ao site, em relação às perguntas, em relação às preocupações de cada um e para que possam eles retornar às suas arquidioceses e repassar as informações. Eu creio que essa sintonia, que aos poucos vamos fazendo, vai nos ajudando a melhor programar a Jornada Mundial da Juventude”
Após o encontro com Dom Orani, houve um coffee break seguido de uma palestra com o cineasta Miguel Pereira, que falou sobre a importância da articulação da comunicação para o sucesso da JMJ. Logo após, o Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, também falou aos presentes. Na parte da tarde, as atividades se concentram no colégio Regina Coeli, na Tijuca.