Segundo um comunicado publicado na página da Diocese na internet, o prelado apelou aos responsáveis católicos para fazerem do Ano da Fé uma ocasião de definição cristã e de prática doutrinal por excelência, para melhor apresentarem às comunidades Cristo como certeza para o futuro.
As “Jornadas Vicariais da Fé”, previstas para Novembro, serão sobretudo direcionadas para os “educadores da fé” de cada paróquia. O programa já combinado prevê a realização de encontros de reflexão sobre a transmissão da fé e de vigílias centradas na escuta da Palavra, ao sábado, e a participação na celebração eucarística, ao domingo, centrada na profissão do símbolo da fé.
Dom Manuel Clemente está preparando uma carta pastoral para explicar melhor os objetivos desta atividade, documento que deverá depois ser trabalhado vicarialmente da forma mais adequada.
O “Ano da Fé”, que vai se estender de outubro deste ano a novembro de 2013 foi lançado por Bento XVI como forma de assinalar o 50º aniversário do Concílio Vaticano II (1962-1965) e relançar o anúncio do Evangelho no meio da sociedade contemporânea.
Na altura da convocatória, o Papa destacou a iniciativa como uma oportunidade para uma “cada vez mais plena conversão a Deus” e como um tempo para anunciar Cristo “com alegria” a toda a humanidade.
Leia mais
.: Ano da Fé: Vaticano divulga Carta Apostólica de Bento XVI
.: Santa Sé orienta como deverá ser o Ano da Fé
.: Prepare-se para o Ano da Fé: padre esclarece proposta de Bento XVI