Divulgação

JMJ Rio 2013 é apresentada a embaixadores em Brasília

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013 foi apresentada na manhã desta quinta-feira, 24, a embaixadores de vários países, acreditados junto a Embaixada do Vaticano no Brasil, na sede da Nunciatura Apostólica em Brasília.

O encontro teve como objetivo apresentar o Comitê Organizador Local (COL), explicar a estrutura que está sendo montada para a JMJ e toda a logística que a envolve. Outro ponto destacado foi a importância da realização desse evento mundial no país e o convite às embaixadas para abrirem suas portas e auxiliarem na acolhida dos jovens, de diversas nacionalidades, que participarão da ocasião.

A apresentação contou com a presença do presidente do COL e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, do Núncio Apostólico, Dom Giovanni d'Aniello, do presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno de Assis, do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, dos bispos auxiliares do Rio de Janeiro, Dom Antonio Augusto Dias e Dom Paulo Cezar Costa, além de representantes do governo estadual e municipal do Rio de Janeiro.

O Núncio Apostólico destacou que a Jornada Mundial da Juventude foi um sonho do Papa João Paulo II e que hoje se torna uma realidade “belíssima”. Dom Giovanni lembrou ainda a importância da JMJ, não apenas para a cidade-sede, o Rio de Janeiro, mas para todo o país, trazendo riquezas, captação de recursos e promovendo a conscientização e conversão das pessoas.

Já o presidente da CNBB se disse feliz com as atitudes que o Governo tem tomado em relação ao que cabe ao Estado em eventos de grande magnitude, como a JMJ. Dom Damasceno apresentou aos diplomatas a chamada Pré-Jornada, que são eventos que antecedem a JMJ, como a passagem da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora – símbolos do evento -, por mais de 140 dioceses em todo o país, e a Semana Missionária, que acontecerá em todas as dioceses brasileiras, na semana que antecede o encontro.

O cardeal incluiu também projetos que serão realizados ou estão em andamento, como a conclusão de um estudo de mobilidade da cidade do Rio de Janeiro; um encontro de formação e elaboração de subsídios regionais sobre a JMJ; elaboração de propostas de atividades pós-JMJ; o lançamento, em nível nacional, do DVD Bote Fé Natal, com atrações musicais; do Bote Fé pela Vida, evento com atividades esportivas; a Campanha da Fraternidade de 2013 que tratará da Juventude; o Encontro Mundial das Universidades Católicas, em 2013, na cidade de Belo Horizonte e o Dia Nacional de Oração pela JMJ.

Dom Orani João Tempesta fez uma breve apresentação. Ele disse que a jornada é um evento mundial e não apenas do povo brasileiro. “A JMJ olha para o futuro, se preocupa com os jovens, esse é o seu objetivo, cuidar da juventude”, disse o Arcebispo do Rio.

Da equipe do Comitê Organizador Local da JMJ, monsenhor Joel Portela, fez um resumo dos objetivos que a JMJ deverá alcançar. “Toda Jornada deve ser pautada por dois princípios: objetivos e legados. O objetivo é fazer um evento mundial sem grandes problemas. O legado será caracterizado por ter um aspecto humano, com o convívio e o social, que será a criação de centros de referências a dependentes químicos, um compromisso da JMJ Rio 2013”, explicou o monsenhor.

O ministro Gilberto Carvalho enfatizou que trabalha junto ao Itamaraty e as embaixadas no Brasil num processo para facilitar a entrada dos peregrinos ao Brasil.

“O Governo sente uma alegria muito grande em receber a JMJ. Estamos atentos a vários detalhes, e adianto que estamos trabalhando para agilizar e facilitar o visto de entrada no país aos peregrinos que comprovarem participação na Jornada Mundial da Juventude. Peço ainda, aos embaixadores aqui presentes, que criem, durante o evento, um serviço consular extraordinário, no Rio de Janeiro, para facilitar o trâmite com os seus peregrinos, pois, por experiência adquirida em Madri, local da última JMJ, muitos perdem seus documentos, pois o trânsito de pessoas é enorme, e acidentes acontecem em todos os grandes eventos”, frisou.

       

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo