Campanha SOS Ribeirinhos

Enchente deixa cidades do Amazonas em estado de emergência

O Rio Negro atingiu nessa quinta-feira, 17, o maior nível já registrado na história, chegando a 29,8 metros. A última grande cheia em Manaus foi registrada no dia 1º de julho de 2009, quando o rio chegou aos 29,77 metros. De acordo com a previsão do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o rio deve continuar subindo, podendo alcançar aos 30,13 metros.

A situação é preocupante nas 52 cidades do Amazonas que decretaram estado de emergência, inclusive Manaus. Na capital, pelo menos 20 mil famílias estão afetadas pelas inundações e cerca de 75 mil em todo o estado. Em muitos bairros, casas foram completamente submersas, inclusive na área central da cidade. Pontes de tábua são improvisadas na periferia e no centro de Manaus.

O fato levou a Arquidiocese de Manaus e a Cáritas Arquidiocesana a lançarem, no início desse mês a Campanha "SOS Ribeirinhos", com o objetivo de atender às famílias atingidas pelo fenômeno da grande enchente nos municípios localizados em área de várzea. Muitos ainda não receberam auxílio e estão em situação de difícil acesso.

A Campanha aceita doações em dinheiro e especialmente alimentos não perecíveis, materiais de higiene pessoal e limpeza, material de construção, redes de dormir, roupas de cama e de banho, filtros de barro e água mineral. Na mobilização, cada paróquia da região está disponibilizando um espaço para receber doações que serão depois recolhidas e enviadas aos municípios atingidos.

As doações em materiais diversos podem ser entregues em todas as paróquias da Arquidiocese de Manaus, ou na sede da Caritas Arquidiocesana.  

Doações em dinheiro podem ser depositadas nas contas a seguir:

Banco do Brasil
Agência 1862-7
Conta Corrente 7570-1

Bradesco
Agência 3739
Conta Corrente 15.956-5

Mais informações: (92) 3212-9030 – Cáritas Arquidiocesana de Manaus

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo