O Cardeal João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostolica, tomará posse da Diaconia de Santa Helena fora da Porta Prenestina, no próximo domingo, 20.
Quando nomeados, os cardeais começam a integrar o clero romano e recebem um título e a Diaconia de uma das igrejas romanas. A diaconia é atribuída aos bispos eméritos, Presidentes e Prefeitos da Cúria romana, enquanto aos bispos locais é conferido um título.
O Cardeal Braz de Aviz será o terceiro purpurado a tomar posse da Diaconia de Santa Helena, título cardinalício instituído por João Paulo II em 1985. O primeiro foi o cardeal canadense Edouard Gagnon; e o segundo o cardeal de Gana, Dom Peter Poreku Dery.
A paróquia de Santa Helena (mãe do Imperador Constantino I) se encontra no bairro de Pigneto, na via Casilina, uma região bastante popular da capital.
A igreja foi construída entre 1913 e 1914 e aberta ao culto em 2 de abril de 1914, tendo sido consagrada solenemente em 17 de setembro de 1916. Em 1985, assumiu o título cardinalício de "Santa Helena fora da Porta Prenestina".