A Cáritas Brasileira divulgou o resultado da Campanha SOS Sudeste 2011. A iniciativa mobilizou toda a sociedade na arrecadação de fundos para prestar solidariedade e socorro às vítimas de cidades devastadas por enchentes, inundações e deslizamento no início do ano.
Divido em duas etapas, o projeto "Apoio às famílias afetadas por inundações e deslizamentos no Sudeste do Brasil" tem duração de um ano. A primeira etapa consistiu numa ação emergencial, em que as famílias recebiam produtos de necessidade imediata como alimentação, higiene, limpeza, objetos de dormir e utensílios para o lar.
Já a segunda etapa diz respeito à reconstrução de casas e à reabilitação das famílias atingidas. Segundo José Magalhães de Sousa, assessor nacional de Gestão de Risco e Emergências da Cáritas Brasileira, 80% de toda assistência prestada (distribuição de doações, abrigo e infraestrutura) nos primeiros meses foi realizada por igrejas (dioceses e paróquias).
Entretanto, as chuvas continuam castigando a região neste final de ano. Somente no Estado de Minas Gerais, 21 municípios já decretaram situação de emergência. Ao todo, 70 cidades foram atingidas por vendavais, tempestades e queda de granizo.
A Campanha SOS Sudeste atendeu ao todo 1.374 famílias nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, beneficiando quase sete mil pessoas.