Na África

Após guerra civil, 453 escolas são devolvidas à Igreja na Nigéria

Na Nigéria 453 escolas foram devolvidas à Igreja, após o confisco por causa da guerra civil. “É uma grande responsabilidade”, sublinha à agência Misna, o, Bispo de Awka Dom Paulinus Chukwuemeka Ezeokafor.

A decisão foi anunciada esta semana pelo governador de Anambra, um dos estados ricos em petróleo no sudeste da Nigéria, que entre 1967 e 1970 faziam parte da República separatista de Biafra. No total, à Igreja Católica, às suas congregações missionárias ou à Comunidade anglicana, foram devolvidas 1.040 escolas.

O governador de Anambra assumiu o compromisso do financiamento num valor de R$ 67 milhões e a continuar a pagar o salário dos professores. “A nossa tarefa – assegura Dom Ezeokafor – é colaborar com o Estado para acabar com o abandono material e espiritual das últimas décadas”.

“O Governador do Estado de Anambra reescreveu a história – lê-se numa nota dos Bispos nigerianos – começando a curar as feridas do passado, incentivando o setor da instrução e promovendo um futuro melhor para os jovens do nosso País”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo