A passagem da urna do Quênia à Tanzânia foi marcada por um considerável atraso nos procedimentos de aduana: nada menos que sete horas de espera. Os salesianos e os leigos empenhados no transporte da urna, todavia, não se abateram pela conjuntura burocrática, já que o atraso transformou-se numa grande ocasião de evangelização: de fato, muitos passantes, turistas e trabalhadores, tomados de curiosidade pela urna, fizeram perguntas e conheceram a história de Dom Bosco.
Devido ao acumulado atraso, a relíquia só chegou à cidade de Moshi no meio da tarde e foi levada imediatamente à Catedral, onde o Bispo local presidiu a Eucaristia, entre danças e cantos dos fiéis em festa.
O dia 9 de dezembro, 50° aniversário da Independência do País, representou uma ocasião única para festejar a presença da Urna. O grande número de fiéis presentes às celebrações e a profunda devoção manifestada demonstraram a eficácia do trabalho de preparação levado a termo nas paróquias e através da mídia. A manhã iniciou no seminário salesiano de Dodoma com um momento de oração, ao qual se seguiram as catequeses dos Bispos Dom Gervas Mwasikwabhila Nyaisonga, titular, e Dom Mathias Isujaa, emérito, os quais explicaram o sentido cristão das Relíquias. Na sucessiva Eucaristia, Dom Isujaa recordou com comoção quando, em 1980, convidou os Filhos de Dom Bosco a irem para a sua diocese. À noite, enfim, a relíquia foi levada à obra das Irmãs de Maria Imaculada (SMI).
No sábado, 10 de dezembro, a urna voltou para Iringa. A primeira parada se deu em Ilula, 40 km antes de Iringa, onde centenas de crianças esperavam a passagem da relíquia de Dom Bosco para poderem rezar ao Santo dos Jovens. Chegando finalmente à cidade, a urna só pôde ficar por pouco tempo, porque uma grande multidão a esperava em Mkwawa. “Praticamente toda a cidade de Iringa saiu à rua para dar as boas-vindas a Dom Bosco”, comentou um salesiano da comunidade local.
No domingo, 11, Dom Bosco tocou as cidades de Ifunda e Mafinga. Para chegar à segunda localidade, a viatura teve de seguir pela importante Rodovia internacional que liga a cidade Dar es Salaam à Zâmbia, Maláui, Zimbábue e à República Democrática do Congo: para a ocasião, a polícia se empenhou por canalizar o trânsito e dar prioridade à passagem da Urna. Na paróquia salesiana de Mafinga foi celebrada a Missa, transmitida também pela Rádio Maria, na presença de muitas Autoridades – eclesiásticas e civis.
Kwa Ndege marcou a primeira etapa para a Relíquia na segunda, 12. Na igreja, havia muitíssimos jovens, acompanhados pelos noviços, os quais participaram animando o momento de oração. Sucessivamente a urna foi levada a Morogoro, onde o Vigário Geral da Diocese presidiu a Eucaristia na Catedral citadina. A urna ficou ali também no dia seguinte, reunindo muitíssimas pessoas.