Uma árvore de Natal de cerca 30 metros de altura, de quase 5 toneladas e com o tronco de 56 centímetros de diâmetro chegou nesta quinta-feira, 1º, ao Vaticano proveniente da região de Zakarpattya (Transcarpazia), na Ucrânia.
A árvore foi recebida pelos trabalhadores dos Serviços Técnicos do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, que na próxima segunda-feira montarão a árvore junto ao obelisco da Praça São Pedro.
Leia mais
.: Bento XVI acenderá luzes de árvore de Natal por tablet
Segundo informações do L’Osservatore Romano, a árvore será decorada com mais de 2.500 bolas vermelhas e prateadas e com luzes brancas e amarelas. O pinheiro, que cresceu em uma região de difícil acesso, foi retirado no último dia 22 de novembro e carregado por um helicóptero por cabos ultrarresistentes para a estrada mais próxima.
A operação de corte e transporte durou uma semana e foi realizada por uma equipe que prestou o mesmo trabalho em 2009, daquela vez retirando uma árvore da Bélgica para dar ao Papa.
A última vez que a Ucrânia presenteou o Vaticano com uma árvore de Natal foi em 1982, ano em que o Beato Papa João Paulo II introduziu a tradição de montar a árvore comemorativa na Praça São Pedro.
Além da árvore, desta vez a Ucrânia também presenteou o Pontífice com cerca de 40 pinheiros menores para serem colocados nos apartamentos pontifícios, nas residências dos cardeais e nos escritórios da Cúria e na Sala Paulo VI.
Neste ano, a cerimônia de inauguração da árvore de Natal está programada para o dia 16 de dezembro e terá um toque ecumênico, pois contará com a presença de vários bispos católicos e um representante da Igreja Ortodoxa ucraniana.