Em Roma

Começa Congresso Mundial da Pastoral para Estudantes Estrangeiros

Teve início nesta quarta-feira, 30, em Roma, na Itália, o Congresso Mundial da Pastoral para Estudantes Estrangeiros. O evento reúne cerca de 250 participantes, bispos, padres, religiosas, professores, coordenadores, assessores de pastoral universitária e jovens representantes dos cinco continentes.

Representando o Brasil, participam do encontro o bispo auxiliar de Fortaleza (CE), Dom José Luiz Ferreira Salles, a assessora da Comissão Episcopal para a Educação e Cultura da CNBB, Irmã Maria Eugenia LLoris, e o jovem Francisco Waldimir Lima da Silva, também de Fortaleza.

Logo na abertura do encontro, o presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, Cardeal Dom Antonio Maria Veglio, destacou que hoje a Igreja é chamada a descobrir, mais do que nunca, "o papel estratégico dos estudantes internacionais, não só para o futuro de suas nações, mas também para o bem de toda a comunidade internacional e da Igreja".

Para ajudar nessa missão, "a Pastoral Universitária pode oferecer a oportunidade de coordenar o estudo acadêmico e as atividades pára-acadêmicas com os princípios religiosos e morais, integrando desta maneira a vida com a fé", recordou o cardeal ao citar o Papa João Paulo II na Ex Corde Ecclesiae.

O secretário do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, Dom Joseph Kalathiparambil, destacou que o Pontifício Conselho deseja centrar-se em como "desenvolver um programa para uma rede continental e internacional, amplamente coordenada, para o futuro deste campo tão crítico da atividade pastoral da Igreja nestes tempos modernos".

O evento prossegue até o sábado, 3, e pretende refletir sobre o significado e as conseqüências, as necessidades e benefícios das culturas no mundo dos estudantes internacionais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo