Patrono de Brasília

Catedral de Brasília recebe nova imagem de Dom Bosco

Uma nova imagem de Dom Bosco chegou de Roma, no dia 19 de novembro, ao Brasil. Ela substituirá uma existente, provisória, na Catedral de Brasília. A imagem foi esculpida pelo Mestre Mauro Baldassari, artista de Turim.

A nova Imagem substituirá a que fora entronizada no dia 29 de agosto de 2010 pelo Arcebispo Dom João Braz de Aviz, contando na ocasião também com a presença do IX Sucessor de Dom Bosco, o Reitor Mor Padre Pascual Chávez Villanueva, e da Família Salesiana do Brasil.

É a estátua uma peça única de mármore de Carrara, com duas toneladas de peso. Ao lado direito da imagem correspondem as cenas que representam os sonhos de Dom Bosco e ao lado esquerdo a imagem da Catedral de Brasília, entre os números dos graus 15 e 20. A mão direita do Santo está em posição de acolher os Visitantes que entram na Catedral e a esquerda aponta para o Altar onde se encontram Jesus Cristo na Eucaristia e Nossa Senhora Aparecida – Padroeira de Brasília. O corpo, esculpido com acentuada concavidade, representa sua total doação aos Jovens.

Dom Bosco nasceu em Castelnuovo d'Asti, Piemonte, Itália, em 1815, e faleceu em Turim, em 1888. Ainda menino queria tornar-se padre para trabalhar pelos Jovens. Já padre, em 1859 fundou a Congregação Salesiana e chamou de ‘Salesianos’ aos seus seguidores, em honra de São Francisco de Sales (‘Sociedade de São Francisco de Sales’).

"Aparecerá aqui a terra prometida: vai jorrar leite e mel. Será uma riqueza inconcebível" – dizia Dom Bosco diante do globo terrestre no seu escritório já em 1883. Dias antes, havia sonhado com uma viagem à América do Sul em que contemplava grandes planícies, florestas, lagos. Brasília surgiu exatamente no tempo e no espaço delimitados pelo sonho. Dentre os que viam no sonho uma alusão ao surgimento da nova Capital do Brasil – Brasília –, estava o Dr. Israel Pinheiro, a quem foi confiada a responsabilidade de concretizar o projeto.

Como Diretor da NOVACAP – Nova Capital – e a fim de pôr as obras da sua construção sob a proteção de Dom Bosco, Israel Pinheiro determinou que o primeiros materiais de construção que chegassem ao canteiro fossem destinados à construção de uma ermida em honra a Dom Bosco. E assim foi: lá está à beira do lago essa primeira construção em material feita em Brasília – a Ermida Dom Bosco – em honra do Santo sonhador.

No dia 10 de junho de 1962, em ato solene, juntamente com a Virgem de Aparecida, Dom Bosco foi proclamado segundo Patrono de Brasília.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo