Neste sábado, 5, a Igreja celebra a memória do Beato Mariano de La Mata, sacerdote agostiniano espanhol que viveu boa parte de sua vida em São Paulo, onde foi beatificado em 2006.
Na Paróquia Santo Agostinho (praça Santo Agostinho, 79 – Liberdade – próximo à estação Vergueiro do metrô), local onde o bem-aventurado viveu e onde também estão os seus restos mortais, acontece uma missa solene, às 16h30.
Mariano de la Mata Aparício, mais conhecido como padre Mariano, nasceu em La Puebla de Valdavia, em 31 de dezembro de 1905. Veio para o Brasil em 1931, um ano após a ordenação sacerdotal. Chegou em Taquaritinga (SP) e começou a trabalhar como vigário da paroquial e capelão do colégio das "Irmãs Agostinianas Missionárias". Depois de passar por São José do Rio Preto (SP), foi transferido para a capital paulista, onde morreu em 1983, vítima de câncer no abdômen.
Em 1997 teve início o processo de pedido de beatificação junto ao Vaticano, conduzido pelo então Arcebispo de São Paulo, Cardeal Paulo Evaristo Arns.
O milagre aprovado pela Congregação para as Causas dos Santos e pelo Papa Bento XVI para a beatificação ocorreu 1996. Em Barra Bonita (SP), o menino João Paulo Polotto, então com seis anos, sofreu um acidente quando soltou-se de sua mãe e atravessou a rua. Ele foi atingido por um caminhão e sofreu fratura do crânio.
O garoto foi internado com parada respiratória e hemorragia cerebral. Padres e alunos do Colégio Agostiniano São José, de São José do Rio Preto, pediram oração e dez dias depois o menino era visto nas ruas da cidade caminhando e brincando sem qualquer sequela do acidente.
A Missa de sua beatificação foi realizada na Catedral da Sé, em 5 de novembro de 2006, presidida pelo então prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal José Saraiva Martins.
Novena ao Beato Padre Mariano
Oração inicial
Senhor, cremos que estamos perante vossa divina presença. Imploramos vossa ajuda de Pai. Dai-nos a graça de orar, amparados pela intercessão do Beato Padre Mariano, enquanto refletimos sobre o exemplo de sua santa vida. Aumentai-nos a fé. Concedei-nos estarmos dispostos a fazer a vossa vontade. E que as graças que vós queirais nos outorgar nesta oração sejam para viver melhor nossa vida cristã rumo à santidade e para o bem de vossa Igreja. Tudo isto vos pedimos, unidos ao Vosso Filho Jesus Cristo, Senhor nosso. Amém.
Exemplo de vida
O Padre Mariano destacou-se pela visita aos doentes, era um bálsamo para eles, levava a comunhão e demais sacramentos, a qualquer hora do dia ou da noite. Era o anjo dos enfermos, parecia o próprio Cristo semeando o amor aos doentes. Beato Padre Mariano, rogai a Deus por todos os doentes.
Oração final
Ó Jesus, nosso Divino Salvador, que vos comprazeis em exaltar a humildade de coração; dignai-vos glorificar o Beato Padre Mariano, que tanto trabalhou para o vosso Reino, entre os pobres e crianças. Concedei-me, por sua intercessão, a graça que ardentemente peço (silêncio para pedir a graça).
Bênção das crianças e doentes
(O Padre se dirige na frente do altar, impõe as mãos sobre a cabeça das pessoas e diz as seguintes palavras) Pela intercessão do Beato Padre Mariano, Deus te abençoe ou Deus te cure.