O acadêmico Abdul al-Raheem al-Qeeb foi eleito nesta segunda-feira, 31, o primeiro-ministro interino da Líbia em uma votação conduzida por membros do Conselho Nacional de Transição (CNT) em frente a repórteres.
"Este período de transição tem seus próprios desafios. Uma coisa que nós iremos fazer é trabalhar muito estreitamente com o CNT e ouvir o povo líbio", disse al-Keeb após os 51 membros do CNT votarem, com 26 votos a favor dele.
"Nós saudamos e lembramos dos revolucionários que nunca iremos esquecer. Nós não esqueceremos suas famílias", disse ele. "Eu digo para eles que o CNT não esqueceu e não esquecerá deles e o novo governo fará o mesmo", acrescentou.
O ex-primeiro-ministro interino Mahmoud Jibril cumpriu sua promessa de renunciar depois que a Líbia foi declarada oficialmente "liberta" após a queda da cidade natal de Muammar Gaddafi e a morte dele.
O CNT prometeu realizar eleições depois de oito meses para uma assembleia nacional que trabalhará um ano na elaboração de uma nova Constituição antes de um pleito parlamentar.
Al-Keeb disse que esperava escolher os ministros de seu gabinete dentro de duas semanas.
"Dissemos que iríamos (eleger um gabinete) um mês após a libertação. Temos duas semanas e pretendemos cumprir esse prazo."