Mais de 500 mil pessoas devem participar, até sábado, 27, do Encontro para a amizade entre os povos, promovido pelo Movimento Comunhão e libertação, na cidade de Rimini, na Itália. Este ano, o evento, que está na 32ª edição, reflete sobre o tema "A existência se transforma em uma imensa certeza".
A programação do evento é variada e inclui 115 encontros, 26 espetáculos, 10 exposições, 11 atividades esportivas e 332 palestrantes.
Os participantes são jovens procedentes da Itália, Egito, Rússia, Grã-Bretanha, Brasil, Camarões, Canadá, Chile, Costa Rica, França, Kosovo, Lituânia, México, Nigéria, Espanha, Estados Unidos, Suíça e Ucrânia.
Confira alguns momentos do evento
Emilia Guarnieri, uma das organizadoras do evento explica que o tema deste ano quer abrir horizontes, neste mundo, que declara impossível a certeza e a verdade.
O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, faz uma visita histórica ao evento de Rimini. Dentre as atividades, ele inaugurou uma amostra pelos 150 anos de subsidiariedade italiana.
Em uma das conferências, os palestrantes refletiram sobre como a razão precisa ser aberta à fé, ao recordar a visita de Bento XVI à Londres, em setembro de 2010.
Dois médicos cirurgiões, que trabalham a milhares de quilômetros um do outro, partilham suas experiências. Um trabalha no Hospital São Damião em Madagascar, na África, e o outro no centro de formaçao multi-disciplinar do Hospital Niguarda Ca Granda, em Milão, especializado em técnicas cirúrgicas inovadoras e pouco invasivas.