Dois projetos sociais serão apresentados aos jovens participantes na Jornada Mundial da Juventude 2011. Os jovens que quiserem ajudar nos projetos que beneficiarão famílias e jovens da Espanha e do Brasil poderão contribuir financeiramente fazendo suas doações de diversas formas, como por mensagens via celular.
No Brasil se desenvolverá um projeto que visa criar oportunidades para a juventude mais afetada pela pobreza e pela violência. Segundo Marisa Salazar, responsável de Comunicação Institucional da Caritas Espanhola, este é um projeto de “jovens comprometidos com jovens”.
“O projeto formativo da JMJ ficaria incompleto se não fossemos capazes de dizer aos jovens que a sua fé não pode ajudar os outros, se não fossemos generosos, se ao ver um mal, não pudéssemos corrigi-lo”, destaca o diretor executivo da JMJ, Yago de la Cirva.
Acesse
.: Cobertura da JMJ 2011
.: Mensagem de Bento XVI para a JMJ 2011
.: Site oficial da JMJ 2011
.: Veja + fotos da preparação para a JMJ 2011 no Flickr
Já na capital espanhola será construído um complexo residencial destinado a famílias em risco de exclusão social. O edifício terá quatro andares nos quais se distribuirão 127 habitações.
“A situação econômica atual afeta diretamente o emprego, a moradia e as necessidades básicas das famílias”, salienta o coordenador geral da Caritas de Madri, Javier Hernando.
O coordenador da Caritas madrilenha ressalta que este projeto “dá uma visibilidade social a um problema que afeta atualmente muitas famílias”.
Madri já dispõe de dois edifícios com estas características geridos pela Caritas que foram inaugurados em 2004 e 2006. Estes dois projetos acolheram ao longo destes anos 300 famílias, cerca de mil pessoas.
A organização da JMJ 2011 salienta que justamente graças a grande participação dos jovens neste evento, que acontece entre os dias 16 e 21 de agosto, será possível a realização destes projetos sociais.