"Continuamos a responder ás necessidades da Igreja em toda a América Latina", disse o Arcebispo de Los Angeles e presidente do subcomitê, Dom José Gomez. "Trabalhamos bastante com a Igreja no Haiti e no Chile, que ainda nos relatam as necessidades após os terremotos em 2010. No Haiti, ajudamos a construir igrejas, escolas e conventos que são projetados e construídos para resistir a futuros tremores".
O subcomitê também aprovou verbas para projetos partorais, formação de agentes pastorais e uma subvenção especial para a Igreja em Cuba. O objetivo é dar suporte aos esforços evangelizadores e para a celebração dos 400 anos da aparição de Nossa Senhora da Caridade de Cobre, padroeira de Cuba.
Do total de fundos aprovados, 45% são voltados aos projetos pastorais como, por exemplo, a pastoral de ajuda aos índios de El Salvador, o Observatório da realidade por uma perspectiva pastoral, da Colômbia e a rede GRAVIDA, projeto da Igreja Argentina em 21 dioceses para promover, cuidar e defender a vida e reconhecer o valor da paternidade e maternidade.
A aprovação da doação foi no último dia 13 de junho.