A polícia britânica começou a testar as instalações das Olimpíadas para todas as possíveis ameaças terroristas, incluindo as provenientes de dissidentes irlandeses e de islâmicos, disse à Reuters o policial responsável pela segurança dos Jogos de 2012.
As Olimpíadas de Londres no ano que vem devem ser a maior operação de segurança em tempos de paz da Grã-Bretanha. O policiamento será compatível ao nível de ameaça severo, o segundo mais alto da escala.
O país enfrenta diversas ameaças em potencial. Uma das principais delas vem da Al Qaeda, depois do apoio britânico às operações militares norte-americanas no Afeganistão e no Iraque. Os nacionalistas irlandeses também representam uma ameaça constante.
Os Jogos de Londres coincidem com o 40o aniversário das Olimpíadas de Munique, quando 11 membros da delegação israelense morreram após terem sido feito reféns por homens armados palestinos.
"Estou tentando garantir que produziremos 34 instalações seguras, nas quais as pessoas podem entrar e se divertir, onde as pessoas se sintam seguras dentro e que o foco possa ser no esporte", disse o comissário assistente da Polícia Metropolitana Chris Allison, coordenador de segurança das Olimpíadas, em seu escritório na Scotland Yard.
"Isso está no cerne de todo nosso planejamento e faremos tudo o que precisarmos do lado de fora para garantir que isso aconteça."
Assim como os 34 locais de competição, a polícia também terá de garantir a segurança das festas de rua e dos eventos públicos nos parques da cidade.
Em um briefing na Scotland Yard na terça-feira, a principal autoridade policial da Grã-Bretanha, o comissário da Polícia Metropolitana Paul Stephenson, disse que, embora ele esteja muito satisfeito com o progresso nos preparativos de segurança, não seria complacente.
"Quero ressaltar que o verão de 2012, para a Polícia Metropolitana e para a nação e o governo, não representa apenas os Jogos…o desafio para a Met em especial é continuar a executar os serviços policiais aqui em Londres. E nós vamos fazer isso", disse ele a jornalistas.