O Papa Bento XVI recebeu em audiência o presidente do Governo de Montenegro, Igor Lukšić, na manhã desta sexta-feira, 24.
O centro das conversações foi o Acordo de Base entre a Santa Sé e Montenegro, assinado ao final do encontro, e que reconhece a personalidade jurídica pública da Igreja Católica e de suas principais instituições no âmbito da sociedade civil, selando as ótimas relações entre os dois países, estabelecidas desde a independência de Montenegro.
O presidente encontrou-se também com o secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, acompanhado pelo secretário para as Relações com os Estados, Arcebispo Dominique Mamberti.
Ao longo das conversações entre o Cardeal Bertone e o presidente Lukšić, houve também uma frutuosa troca de opiniões sobre alguns temas de atualidade internacional, na perspectiva da integração europeia e euroatlântica, detendo-se no compromisso do Governo montenegrino em promover a paz e o equilíbrio entre as populações e confissões religiosas presentes no país.
Além disso, foi confirmada a vontade de prosseguir o diálogo construtivo sobre temas de interesse comum para as Igrejas e para o Estado.
Leia mais
.: Saiba mais sobre as relações diplomáticas da Santa Sé