Brasil e Holanda empataram por 0 x 0 em um amistoso movimentado, com chances para as duas equipes neste sábado, 4, e os goleiros sendo os principais responsáveis pelo placar sem gols, depois que cada equipe dominou um tempo.
Apesar da formação com três atacantes, Robinho, Neymar e Fred não conseguiram superar o goleiro Tim Krul. O jogador do Fluminense deixou o campo vaiado ao ser substituído por Leandro Damião.
A Holanda, jogando desfalcada do meia da Inter de Milão Wesley Sneijder — que marcou os dois gols da vitória por 2 x 1 sobre o Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul, foi melhor na etapa inicial e só não abriu o marcador devido a duas ótimas defesas do goleiro Júlio César em finalizações de Ibrahim Affelay.
A partida teve os ânimos exaltados, com sete cartões amarelos e um vermelho distribuídos pelo árbitro Carlos Amarilla. O volante brasileiro Ramires foi expulso aos 34 minutos do segundo tempo após cometer falta em Arjen Robben que lhe rendeu um segundo amarelo.
“Nós fizemos um jogo regular nos primeiros 45 minutos, e um jogo muito bom nos últimos 45 minutos. Tivemos algumas dificuldades naturais na primeira parte, não conseguimos encaixar uma marcação no Affelay, e cedemos oportunidades de gol para a Holanda que obrigaram o Júlio a fazer duas excelentes defesas”, disse após a partida o técnico do Brasil, Mano Menezes.
“Na segunda parte voltamos bem melhor, mais acertados na parte de marcação, e o que se viu é que o Júlio não fez mais nenhuma defesa. Nós criamos um volume muito grande, oportunidades muito claras, a bola esteve rondando a linha do gol mas não entrou porque o futebol é assim mesmo”, acrescentou.
Desde que Mano Menezes substituiu Dunga como técnico da seleção brasileira após a Copa do Mundo, o Brasil já venceu Estados Unidos, Irã, Ucrânia e Escócia, mas foi derrotado quando pegou adversários tradicionais como Argentina e França.
A partida contra a Holanda no estádio Serra Dourada marcou a estreia do treinador jogando no país. O treinador e a equipe saíram de campo vaiados pela torcida.
O Brasil está em preparaçao para a Copa América da Argentina. Na terça-feira a equipe enfrentará a Romênia, em São Paulo, no último jogo antes da convocação final dos jogadores para o torneio continental, que acontece em julho.