Voos no norte da Europa

Erupção de vulcão islandês termina sem caos aéreo

A erupção vulcânica da Islândia diminuiu e não está mais expelindo cinzas, disseram autoridades na quarta-feira, 26, permitindo às companhias aéreas voltar ao normal após o cancelamento de cerca de mil voos no norte da Europa.

A agência europeia de tráfego aéreo, A Eurocontrol, disse que espera que a nuvem de cinzas se dissipe durante a noite e não prevê nenhuma perturbação significativa para viagens na Europa na quinta-feira.

A erupção do vulcão Grimsvotn, no sábado, provocou muito menos caos do que a erupção do ano passado em outro vulcão islandês, graças a novas regras para as companhias aéreas, mas o incidente revelou que ainda há problemas com os regulamentos.

Hrafn Gudmundsson, meteorologista do serviço climático islandês, disse à Reuters que a principal onda de vapor estava vindo da cratera sem nenhuma nuvem de cinzas detectada desde a meia-noite de terça-feira (horário de Brasília).

"Há indícios de que está realmente parando", disse ele.

O geofísico Pall Einarsson, da Universidade da Islândia, disse que era improvável, embora não impossível, que o vulcão comece a soltar quantidades significativas de cinzas novamente.

"Nesta fase, podemos esperar que o pior já tenha passado em termos de produção de cinzas", disse ele. "No momento, não há praticamente nenhuma cinza sendo produzida e o pouco que há está depositado na geleira ao redor da cratera."

Após a erupção, a mais forte do vulcão Grimsvotn desde 1873, uma enorme nuvem de cinzas se espalhou por todo o norte da Europa.  

 

Leia mais
.: Vulcão islandês para de expelir cinzas

.: Nuvem de cinzas cancela voos na Grã-Bretanha e preocupa Europa

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo