A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou neste dia 1º de maio uma mensagem por ocasião do Dia do Trabalhador.
O texto afirma que a Conferência se faz solidária com a classe trabalhadora brasileira e, ao memo tempo, "quer manifestar suas preocupações com o que vem acontecendo hoje no mundo do trabalho, consciente de que se trata de amplo debate político sobre as opções econômicas às quais o trabalho está sendo submetido".
Os bispos também fazem alusão ao Beato João Paulo II, ele mesmo operário na Polônia durante alguns anos do regime soviético. "[Ele] que tanto amou a classe trabalhadora, continue a interceder, lá no céu, pelo bem de toda a humanidade e nos ensine sempre a reconhecer no trabalho humano a realidade mais importante, fundamental e decisiva da vida em sociedade".
Acesse
.: Mensagem da CNBB para o Dia do Trabalhador
Alguns problemas de fundo do contexto laboral, como a desregulamentação das relações trabalhistas, o direito ao descanso semanal e a ainda existente exploração sob a forma de trabalho escravo são indicadas na mensagem.
Por outro lado, o episcopado indica que há um proliferar de boas iniciativas de economia solidária, onde o trabalho é visto como um bem coletivo. "O trabalho humano permanece sendo um meio indispensável de sobrevivência e lugar de desenvolvimento das capacidades das pessoas, e que as habilita para o desenvolvimento da sociedade".