O Arcebispo eleito da Arquidiocese de Salvador, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, esteve nesta sexta-feira, 4, na Cúria Bom Pastor para uma visita ao atual Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella Agnelo.
“O primeiro propósito é conhecer a realidade; conhecer os padres, diáconos, religiosas e leigos e depois caminhar com este grupo. Venho para conhecer e dar a minha colaboração”, explica Dom Murilo Krieger.
A posse como Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil acontece no dia 25 de março, na Catedral de Salvador. Dom Geraldo permanece a frente da Arquidiocese até a posse de Dom Murilo e a partir de então torna-se bispo emérito de Salvador.
Perfil da Arquidiocese de Salvador
A Arquidiocese de Salvador é a primeira diocese do Brasil e a partir dela todo o trabalho da Igreja no país foi sendo organizado. Atualmente, 15 municípios integram o território da Arquidiocese e juntos contam com uma população de mais de 3,5 milhões de pessoas de acordo com dados de 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além da capital do estado da Bahia, integram o território da Arquidiocese o Recôncavo baiano, as ilhas e parte do Litoral Norte. O trabalho pastoral está distribuído em 112 paróquias e 4 capelanias militares.
Para ajudar na atividade pastoral na arquidiocese o novo arcebispo contará com a ajuda do Bispo auxiliar Dom Gregório Paixão, além dos quase 250 padres, diocesanos e religiosos, muitas religiosas e milhares de leigos envolvidos com os movimentos eclesiais, pastorais e ações sociais.