Tenho a alegria de acusar o recebimento da auspiciosa mensagem que Vossa Excelência quis enviar-me em nome dos Bispos reunidos para o XXº Curso para Bispos promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. Agradeço a delicada saudação e também as orações em favor da minha pessoa e da fecundidade do meu humilde serviço ao Sucessor de Pedro. Queira, por gentileza, transmitir a minha cordial saudação aos Cardeais, Arcebispos e Bispos presentes.
Felicito-me com a Arquidiocese e com os organizadores e orientadores deste evento que, na sua vigésima edição, escolheu como tema o aprofundamento do Concílio Vaticano II, sua recepção e animação. De fato da extraordinária riqueza daquela Assembleia Conciliar continuaremos a haurir os tesouros necessários para alimentar o cumprimento do nosso múnus episcopal na Igreja de Cristo.
Apraz-me constatar que o programa preparado para este curso inclui também uma oportuna presença pastoral dos participantes na Capela de Nossa Senhora Aparecida, no Complexo do Alemão. Esse belo testemunho de comunhão, oração e partilha fraterna oferecido pelos bispos, certamente ajudará aquela comunidade a robustecer sua fé, encorajar seu esforço pela paz e não deixará de repercutir positivamente na inteira sociedade fluminense, duramente provada pelas recentes enchentes que tantas preciosas vidas custaram.
Assegurando-lhe a minha fraterna oração, sirvo-me da circunstância para renovar-lhe os meus sentimentos de estima e consideração.
Vaticano, 2 de fevereiro 2011.