De acordo com os Estatutos dessa obra de Deus, os missionários se comprometem, a cada ano, a levar a conversão e a experiência com Cristo às pessoas.
Durante a homilia, Dom Beni lembrou o momento em que Maria e José apresentaram Jesus no templo, dizendo que a festa da apresentação do menino Jesus, no século VII era chamada de Festa do Encontro, porque simbolizava o encontro de Jesus com seu povo. "O encontro com Cristo não é acidental, mas essencial, é resposta a uma busca. O Papa Bento XVI, no discurso da V Conferência de Aparecida, afirmou: 'Existe no coração do ser humano um anseio misterioso de encontrar alguém que seja o caminho, a verdade e a vida. Esse caminho só pode ser Jesus Cristo. Sem Ele, não podemos encontrar a alegria, a graça e a salvação'”, explicou o bispo.
Acesse
.: Dom João Braz de Aviz fala sobre a vida consagrada
.: Fotos no Flickr
Dom Beni também salientou que procurar a felicidade fora do caminho de Cristo é ilusão, é procurá-la onde ela não se encontra. “O cristão precisa ser luz no mundo, sinal de salvação para outras pessoas. Esse é o objetivo dos membros da Canção Nova. No mundo há muitos sinais de perdição, mas o cristão precisa ser sinal de salvação pela sua fé, precisa ser luz pelas suas boas obras”.
Ao final da cerimônia, monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova, agradeceu o bispo por presidir a cerimônia da Santa Missa, declarando que este tem sido, para os membros da Canção Nova, um verdadeiro pai. “Nos colocamos à disposição do senhor para seguir sempre seus aconselhamentos e ensinamentos”, dispôs-se o sacerdote.
Aos presentes, monsenhor Jonas agradeceu a participação e, dirigindo-se aos missionários pediu: “A nós que renovamos o nosso compromisso, vamos viver o lema deste ano: 'Ide e pregai o Evangelho'. Desta forma, o Senhor vai nos abençoar. Tenho o coração agradecido a todos vocês que estão conosco”.
O evento, que aconteceu na sede da comunidade, em Cachoeira Paulista (SP), também foi realizado nas 24 casas de missão espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.
Para Adilson Ribeiro da Silva, atualmente em missão na Terra Santa, há um peso diferente fazer o compromisso no lugar por onde Jesus passou, onde iniciou toda a Sua história. Em seu primeiro compromisso de vida consagrada e o terceiro em Jerusalém, o consagrado conta que a cerimônia foi realizada na capela do Santíssimo da Basílica da Natividade, local onde Jesus nasceu.
"Foi um momento de reavivar o meu chamado. Enquanto eu fazia meu compromisso, ouvia os ecos do meu primeiro chamado e me lembrava de cada 'sim' que fui dando ao longo desse tempo em que estou na Canção Nova”, revela Silva.
Cristiane Henrique, missionária há 9 anos nessa obra de evangelização, está em Portugal há 3 anos. Para ela, celebrar o seu 'sim' pela missão já é um privilégio, mas celebrar no altar do mundo tem um significado todo diferente.
"Aqui em Portugal, a Virgem Maria quis estabelecer sua cátedra, lugar de entrega e sacrifício. Isso acentua ainda mais a responsabilidade do compromisso feito com o Céu. A alegria é indescritível, pois não se trata de sentimento, mas de um 'sim' consciente que me leva a um comprometimento cheio das dádivas de Deus". A consagrada também conta que não pode guardar para si a Boa Nova que mudou sua vida. "Sou chamada a anunciar, com minha própria vida e entrega, o Verbo que se fez carne e habitou no meio de nós", comemora.
A cerimônia de compromisso da missão de Portugal foi realizada em Fátima, no centro de espiritualidade Francisco e Jacinta Marto.
Leia mais
.: Casa de Missão de Portugal celebra seu Compromisso
.: Conheça as casas de missão da Canção Nova
.: Papa celebra Dia Mundial da Vida Consagrada
Assista à reportagem sobre o Dia da Vida Consagrada