Centenas de manifestantes enfrentaram a polícia em frente ao Parlamento britânico em Londres nesta quinta-feira, 9, antes da votação de projeto para aumentar as anuidades cobradas dos estudantes universitários que irá testar a força da coalizão do governo.
Manifestantes atiraram projéteis e cartazes contra policiais na praça diante do Parlamento. Policiais a cavalo tentaram dispersar a multidão em cenas de caos no centro de Londres.
Especialistas afirmam que a votação é o maior desafio enfrentado pela coalizão em seus sete meses de governo.
"A votação sobre as taxas será o primeiro teste ácido de como a coalizão se mantém", disse Ben Page, diretor executivo do instituto de pesquisas Ipsos Mori.
A lua de mel acabou para os partidos da coalizão, segundo ele, mas a recuperação pós-recessão é a maior preocupação dos eleitores.
"As taxas podem ser uma tempestade num copo de água…o estado da economia é que a questão", afirmou Page.
A expectativa é de que o projeto seja aprovado na noite de quinta, mas alguns membros do Partido Liberal Democrata, que integra a coalizão liderada pelos conservadores, deverão se opor a ele.
O vice-líder liberal democrata Simon Hughes disse ao programa Newsnight, da BBC, que no mínimo iria se abster da votação e os ex-líderes partidários Charles Kennedy e Menzies Campbell deverão se opor ao projeto.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com