O secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, presidiu uma celebração litúrgica na Catedral Ortodoxa de Astana, no Cazaquistão, na manhã desta terça-feira, 30.
Durante a Liturgia, o purpurado entregou ao Metropolita Alexander alguns fragmentos das relíquias do Apóstolo Santo André – cuja memória é celebrada nesta mesma data – e transmitiu saudações fraternas de Bento XVI.
"Nada na vida pode ter consistência, nada pode verdadeiramente nos satisfazer, se não for alimentado, penetrado, iluminado e guiado pela Palavra do Senhor", disse durante a homilia.
Acesse
.: Homilia do Cardeal Bertone na entrega de relíquias de Santo André
O Cardeal expressou seu desejo de que o fraterno encontro possa suscitar "um renovado impulso para unirmos esforços, para que, em futuro próximo, os discípulos de Cristo proclamem com uma só voz e um só coração o Evangelho, mensagem de esperança para toda a humanidade".
Bertone recordou que o Cazaquistão apresenta amplas possibilidade para uma convivência religiosa pacífica e frutuosa. "Em tal contexto, para nós, cristãos, o dever do amor recíproco é ainda mais urgente: somos, de fato, chamados a dar testemunho a todos, com palavras e ações, que Deus é Amor".
Logo após, o secretário de Estado destacou alguns relatos evangélicos sobre a figura de Santo André, que possui, na liturgia bizantina, o apelativo de Protóklitos, que significa o primeiro chamado.
"A fé vem pelo ouvir e o que se escuta é a Palavra de Cristo, que ainda hoje a Igreja difunde até os confins da terra. Essa Palavra é o alimento indispensável para a alma".
Por fim, o Cardeal destacou que o caminho ecumênico deve ser marcado pela esperança:
"Nada desanima-nos, mas vamos em frente com esperança, apoiados pela intercessão dos apóstolos Pedro e André, bem como pela proteção maternal de Maria Santíssima, Mãe de Cristo e Mãe nossa. Com particular intensidade, peçamos a Deus o dom precioso da unidade entre todos os cristãos", concluiu.
A Cúpula da OSCE
A Santa Sé participará da Cúpula dos Chefes de Estado ou de Governo dos 56 Estados participantes da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE). O encontro acontece nos próximos dias 1º e 2 de dezembro em Astana, no Cazaquistão.
A Santa Sé é membro titular da Organização e enviou uma Delegação encabeçada pelo Secretário de Estado de Sua Santidade, Cardeal Tarcisio Bertone, e integrada, entre outros, pelo Secretário para as Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti; pelo Núncio Apostólico no Cazaquistão, Dom Miguel Maury Buendía;e pelo Representante Permanente da Santa Sé junto à OSCE, Dom Michael W. Banach.
A Visita Pastoral do Cardeal no Cazaquistão, acompanhado por Dom Mamberti, acontece entre os próximos dias 3 e 4.
Leia mais
.: Santa Sé participa de Cúpula para a Segurança na Europa
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com