O Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos celebrará, no dia 17 de novembro, seu 50º aniversário. Em nota oficial, publicada na manhã desta terça-feira, 9, o Vaticano informa que a comemoração será na sala São Pio X.
O ato comemorativo será celebrado pelo presidente do departamento, Arcebispo Kurt Koch, e contará com as presenças do presidente emérito, Cardeal Walter Kasper e do arcebispo de Cantterbury do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, Rowan Williams.
A data pela comemoração deste 50º aniversário coincidirá com a sessão plenária do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos que acontecerá entre os dias 15 e 19 de novembro próximo, com o tema "Rumo a uma nova etapa do diálogo ecumênico".
História
No dia 5 de junho de 1960, com o Motu Proprio "Superno Dei Nutu", o beato João XXII instituiu, junto a 11 comissões que prepararam o Conselho, um Secretariado para a Promoção da Unidade dos Cristãos, no qual teve como primeiro presidente o Cardeal Agostino Bea.
Em 1988, o Papa João Paulo II com a Constituição apostólica “Pastor Bonus” mudou o nome do secretariado para Pontifício Conselho.
No decorrer dos anos, o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos cuidou dos relacionamentos com o vasto mundo ecumênico, seja em nível multilateral, quanto por meio dos contatos e diálogos bilaterais com muitas Igrejas e Comunidades cristãs.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com