John Broadhurst é o primeiro bispo anglicano a anunciar em público sua demissão e passagem à Igreja Católica. Também é o primeiro pastor anglicano a dar os detalhes de seu novo caminho aos ingleses através de uma emissora de rádio.
Conforme informa o jornal La Razón, Broadhurst está casado e tem filhos, por isso sabe que não poderá ser bispo católico mas guarda a esperança de obter uma dispensa especial para exercer o sacerdócio.
Em declarações ao programa Sunday da BBC Radio 4, Brodahurst deu os detalhes de sua decisão.
"A igreja anglicana foi se separando da católica com suas decisões, e temos todo o assunto do matrimônio gay na Comunhão Anglicana, as mulheres sacerdote na Inglaterra, e as mulheres bispo, e recentemente chegou a oferta do Papa, muito generosa, em Anglicanorum Coetibus, que diz a anglicanos como eu: ‘Há um lar para vós, se quiserdes’", indicou.
Perante o novo passo assegura que tem "a esperança de entrar no Ordinariato. Tenho a esperança de ser sacerdote, mas, ao final, se tiver que ser um simples secular, eu o aceito, não há problema. Como dizíamos no debate sobre as mulheres bispo: o ministério não é uma carreira, mas uma vocação. É o que a Igreja requer de você, não o que você pede à Igreja".
Broadhurst acredita que o Ordinariato católico será pequeno ao princípio, "porque para muitos sacerdotes, com esposa e família, é muito duro passar a uma situação insegura, mas recebi muitos e-mails de leigos perguntando ‘como se entra?’". As respostas chegarão em poucos meses.
Leia mais
.: Papa indica amizade e progresso no diálogo com anglicanos
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com