São Judas Tadeu é um dos santos mais populares no Brasil e nesta quinta-feira, 28, toda Igreja Católica comemora o dia do santo conhecido por interceder pelas causas difíceis.
Os fiéis de Belo Horizonte (MG) realizam todos os meses, nesta data, vigílias, novenas, celebrações e procissões em ação de graças pelo padroeiro, no Santuário de São Judas Tadeu e nas paróquias da arquidiocese.
Durante as já tradicionais festividades, o Santuário São Judas Tadeu, localizado no bairro da Graça, costuma receber cerca de 100 mil pessoas. A igreja permanece aberta ao longo da madrugada do dia 27, em vigília preparatória para as celebrações.
Confira a programação completa no site da Arquidiocese de Belo Horizonte.
História
São Judas foi chamado nos Evangelhos de Judas Tadeu para se distinguir de Judas Iscariotes, o traidor de Jesus. O santo nasceu em Caná, na Galiléia. Era filho de Alfeu – irmão de São José – e de Maria de Cléofas – prima irmã de Maria, a mãe de Jesus.
Próximo do ano 50, evangelizou na Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia, onde encontrou Simão e passaram a viajar juntos.
Por causa da pregação e testemunho muito intensos, foi morto por sacerdotes pagãos da cidade de Edersa, junto com Simão, no dia 28 de outubro do ano 70, a golpes de bastões, lanças e machados.
Os restos mortais, guardados primeiro no Oriente Médio e depois na França, agora são venerados em Roma, na Basílica de São Pedro, onde o Papa Paulo III concedeu Indulgência Plenária a quem visitar o túmulo na data da festa litúrgica do santo.
São Judas Tadeu e São Simão são exemplos da importância do amor à Palavra de Deus como fonte de direcionamento de nossa vida, em todos os momentos e situações.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com