Saúde

Dicas para se adaptar mais rápido ao horário de verão

Todo ano a história parece se repetir nos estados em que os relógios são adiantados em uma hora e o horário de verão entra em vigor. Apesar da alteração, que ocorre há vinte e cinco anos, muita gente ainda tem dificuldade para se adaptar à mudança.

Assista à reportagem

O horário de verão começou neste domingo, nos estados do Sul, Sudeste e Centro Oeste. Para tristeza de grande parte dos brasileiros. Embora a alteração já exista há 25 anos, muita gente ainda tem dificuldades para se habituar à mudança.

O neurologista Jorge Ricardo Neves explica que o horário de verão muda uma rotina que já estava acostumada pelo organismo, o que torna necessário construir outro hábito. Por isso algumas pessoas acabam sentindo incômodos físicos.

"A primeira queixa é o sono. Porque você muda o sono das pessoas, mas se a pessoa estiver bem de saúde, em cinco ou sete dias já está tudo bem com ela", explica o médico.

Dr. Jorge diz ainda que, durante o verão, é mais fácil se adaptar ao novo horário do que se ele acontecesse no inverno. Isso porque o sol funciona como um definidor do relógio biológico. Portanto, quanto mais tempo passar exposto a ele, mais rápida é a adaptação.

Até se adaptar à nova rotina, é bom evitar bebidas estimulantes como café e chá preto, e atividades estimulantes durante o final da tarde ou a noite.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo