Relações diplomáticas

Papa recebe credenciais do novo embaixador da Colômbia

O novo embaixador da Colômbia junto à Santa Sé, César Mauricio Velásquez Ossa, apresentou suas cartas credenciais ao Santo Padre na manhã desta segunda-feira, 18.

O Papa recordou que o novo embaixador começa sua missão "em um momento de particular transcendência para a Colômbia: a comemoração do Bicentenário do início do processo que levou à Independência e constituição da República". E complementou: "Não só durante esses dois séculos, mas também desde o alvorecer da chegada dos espanhóis à América, a Igreja católica esteve presente em cada uma dessas etapas do devir histórico de vosso país, desempenhando sempre um papel primordial e decisivo".

O Pontífice indicou que esse trabalho deixou marcas inapagáveis nas mais diversas áreas da vida colombiana, como a cultura, a arte, a saúde, a convivência social e a construção da paz.

"Nessa apaixonante tarefa, a Igreja na Colômbia não exige privilégio algum", sublinhou. "Somente deseja servir aos fiéis e a todos aqueles que abram as portas de seu coração, […] sempre disposta a fortalecer tudo o que promova a educação das novas gerações, o cuidado dos enfermos e anciãos, o respeito pelos povos indígenas e suas legítimas tradições, a erradicação da pobreza, o narcotráfico e a corrupção, a atenção aos presos, marginalizados, imigrantes, trabalhadores, bem como a assistência às famílias necessitadas. Trata-se, em definitivo, de continuar prestando uma leal colaboração para o crescimento integral das comunidades em que os pastores, religiosos e fiéis exercem seu serviço, movidos unicamente pelas exigências que brotam de sua ordenação sacerdotal, consagração religiosa ou vocação cristã".

O Santo Padre manifestou o interesse da Igreja em proteger e fomentar a inviolável dignidade da vida humana, salientando que é essencial um ordenamento jurídico que respeite a lei natural no que diz respeito a essa proteção, desde a concepção até seu fim natural, bem como a família fundada no matrimônio entre um homem e uma mulher e o direito de os pais educarem seus filhos com seus próprios critérios morais ou crenças.

" Todos esses são pilares insubstituíveis na edificação da uma sociedade verdadeiramente digna do homem e dos valores que são cosubstanciais".

Por fim, Bento XVI expressou sua proximidade espiritual e assegurou orações por quem foi injusta e cruelmente privado de sua liberdade no país da América Latina, uma referência às estratégias de luta das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

"Rezo também por seus familiares e, em geral, pelas vítimas da violência em todas as suas formas, suplicando a Deus que se ponha um fim definitivo a tanto sofrimento, e que todos os colombianos possam viver reconciliados e em paz nessa bendita terra, tão cheia de recursos naturais, […] que é preciso preservar como magnífico dom do Criador".

Receba mensagens do Papa no seu celular –  sms.cancaonova.com
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo