O encontro entre mãe e filhos sempre rende boas histórias. Imagine então quando a mãe é com "M" maiúsculo e sua casa é tomada pela presença de mais de 165 mil dos seus em um só dia.
É isso que acontece na cidade de Aparecida, interior de São Paulo, durante todo este 12 de Outubro. O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, acolhe peregrinos de vários cantos do Brasil, todos reunidos sob o mesmo tema: "Sob o olhar da Senhora Aparecida, caminhar com Jesus".
O vice-reitor do Santuário, padre Vinícius Ponciano, explica que o tema buscou "resgatar o sentido de Maria que nos leva ao Redentor. Ela nunca buscou atenção para si mesma", ressalta.
O grupo de amigos que veio de Ilhéus (BA) sabe bem o que é isso. Após enfrentarem mais de 30 horas de viagem, Maria Luiza Souza, Zenaide Ribeiro, Astrogildo e Rita de Cássia Bafica, além de dona Ruth Dias, já fazem planos de voltar mais vezes à Casa da Mãe Aparecida.
"Via sempre pela TV, mas não tinha ideia de que era algo assim tão grandioso", atesta Rita, entusiasmada. "Faz 33 anos que somos casados e buscamos sempre n'Ela o modelo para nossas vidas", complementa Astrogildo.
Encantada com tamanha fé das pessoas, Zenaide explica o que a atrai ano a ano ao Santuário. "É uma oportunidade de crescer espiritualmente, pois a fé também entra pelo ouvido. Fico atenta às pregações".
Dona Ruth era uma alegria só. Primeira vez que vem ao Santuário. "O acolhimento, o sorriso no rosto. É uma grande família aqui reunida", partilha.
.: Veja + fotos da Festa de Aparecida no Flickr
Saiba mais sobre Nossa Senhora Aparecida
Papel do Santuário
Os Santuários são locais cada vez mais procurados. Estima-se que mais de 10 milhões de romeiros devem passar por Aparecida durante 2010.
"Apesar de uma espécie de crise de identidade religiosa, percebemos esse aumento gradativo", diz padre Vinícius.
"No contexto de globalização, urbanização, muitas vezes as pessoas não estão mais voltadas para as paróquias", agrega.
O vice-reitor acredita que o Santuário precisa assumir cada vez mais seu papel como lugar de evangelização. "Temos que fazer essa pastoral de massas, para as pessoas que vêm até aqui para cumprir suas devoções", finaliza.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com