Eleições 2010

Presidente do TSE acompanha votação paralela no TRE-DF

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, acompanhou, na manhã deste domingo, 3, no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), o procedimento chamado de votação paralela, para mostrar a segurança da urna eletrônica.

A votação paralela é um procedimento adotado pelo TSE para confirmar a segurança da urna eletrônica. Ela ocorre no dia das eleições, nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), e é feita com a participação de representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público.

Em entrevista, o presidente do TSE disse que a votação paralela é um dos procedimentos mais importantes para a segurança da votação.

Para a votação paralela, na véspera da eleição, são sorteadas de duas a quatro urnas eletrônicas de cada unidade da federação que seriam utilizadas nas eleições oficiais. Essas urnas são retiradas do local de votação e substituídas por outras. No mesmo dia e hora da votação oficial, fiscais verificam a assinatura digital dos programas e o resumo digital. Em seguida, os participantes, antes de votar na urna eletrônica, revelam aos fiscais em quem votarão e registram sua escolha também em um terminal de apuração independente da urna.

Depois, é feita a comparação do resultado da votação revelado pelo participante com o resultado registrado no boletim de urna. Todos esses passos são filmados. O objetivo é mostrar que o que foi digitado no teclado da urna corresponde realmente à escolha do eleitor.

O ministro salientou que, até aquele momento, as eleições transcorriam em tranqüilidade, em todo o país, sem agitação nem grandes filas. Disse que, no Amazonas, houve o problema de uma urna que foi enviada para o local errado e a votação está transcorrendo manualmente.


Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo