Esclarecimento

Igreja na Bélgica vai colaborar com a polícia

A Igreja Católica da Bélgica prometeu nesta segunda-feira, 14, "cooperar com a polícia” na investigação de abusos sexuais cometidos por alguns sacerdotes do país desde a década de 1960.

Em uma coletiva de imprensa, o Arcebispo primaz da Bélgica, Dom André-Joseph Leonard, disse querer que “os responsáveis por abusos sejam punidos” e ressaltou a importância de reconhecer o sofrimento das vítimas e ajudá-las. Dom Leonard prometeu comunicar todos os casos à polícia. “Queremos aprender as lições certas a partir dos erros do passado”, disse.

Na última sexta-feira, 10, um relatório divulgado por uma comissão independente instalada pela própria igreja belga identificou 300 supostos casos de abusos cometidos em internatos católicos e dioceses no país.

“A atenção a casos individuais é a primeira coisa que podemos voltar a adotar após a divulgação desse relatório. Queremos nos comprometer ao máximo de receptividade para com as vítimas. Nós precisamos ouvir as suas perguntas para restaurar suas dignidades e ajudar a curar o sofrimento que eles tiveram”, afirmou o arcebispo.

Dom Leonard disse que irá criar um centro para oferecer “reconhecimento, reconciliação e cura” às vítimas, mas que a repercussão do caso é tamanha que é improvável que o local seja aberto nos próximos meses. O prelado declarou também que a Igreja “está completamente à disposição das vítimas”.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo