Após três anos de restauração, a Biblioteca Apostólica Vaticana volta a abrir suas portas ao público no próximo dia 20 de setembro.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 13, em uma coletiva de imprensa no Salão Sixtino da instituição. Participaram do evento o arquivista e bibliotecário da Santa Igreja Romana, Cardeal Raffaele Farina, S.D.B.; o prefeito da Biblioteca Apostólica Vaticana, monsenhor Cesare Pasini; o diretor dos Serviços Técnicos do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, Pier Carlo Cuscianna; o presidente da Fundação Italcementi e Gennaro Guala (Italcementi), empresa que contribuiu nos trabalhos de restauração, Giovanni Giavazzi.
A ala que abrigava a Biblioteca necessitava de reparações estruturais, como o reforço do piso, que mostrava sinais de desgaste, bem como a adequação de amplas áreas da construção às regras de segurança e o translado de vários setores para racionalizar melhor o trabalho.
Ao longo da coletiva, foi anunciado que no próximo dia 10 de novembro será inaugurada na Ala de Carlomagno uma exposição intitulada "Conhecer a Biblioteca Apostólica Vaticana: uma história aberta ao futuro" e, de 11 a 13 de novembro, será celebrado o congresso "A Biblioteca Apostólica Vaticana como lugar de investigação e como instituição a serviço dos especialistas".
Saiba mais
As dependências estão em reforma desde 2007. Em 27 de junho daquele ano, Bento VXI visitou as obras e declarou que "o espírito de universalidade, típico de cada autêntico saber, é o que faz da Biblioteca Vaticana uma acolhedora casa de ciência, cultura e humanismo, a qual abre suas portas a estudiosos provenientes de todas as partes do mundo, sem distinção de proveniência, religião e cultura".
Agora, a Biblioteca abre suas portas novamente nesse mesmo espírito, porém com grandes inovações, principalmente tecnológicas. Todas as operações passam a ser automatizadas, através de uma carteirinha munida de micro-chip que identifica o usuário desde o momento da sua inscrição.
Muitos serviços serão fornecidos online e todas as dependências disponibilizarão aos usuários uma rede de acesso à internet sem fio.
De acordo com o prefeito da Biblioteca Apostólica Vaticana, Dom Cesare Pasini, “a biblioteca estará disponível e aberta, com seus livros e todos os serviços demandados, a todos que quiserem aprofundar seus conhecimentos, estudar e pesquisar”
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com