Bento XVI enviou a sua saudação aos participantes do 18º Simpósio ecumênico de espiritualidade ortodoxa, que iniciou nesta quarta-feira, 8, e irá até o próximo sábado, dia 11, no Mosteiro de Bose, na Itália, em colaboração com as Igrejas Ortodoxas, e dedicado este ano ao tema "Comunhão e solidão".
Numa mensagem assinada pelo Cardeal Secretário de Estado, Tarcisio Bertone, o Papa expressa apreço pela "louvável e promissora perseverança de tais encontros", bem como pela "crescente adesão à iniciativa que desta vez terá a participação de numerosos metropolitas e bispos, além de monges e fiéis leigos", que falarão a todos os presentes.
Referindo-se ao tema do Simpósio, o Santo Padre ressalta "o interesse da temática escolhida", que é "rica de elementos para o aprofundamento e também de grande atualidade pastoral e cultural".
Por fim, o Pontífice convida todos "a voltarem o olhar para a Bem-aventurada Virgem Maria e, por Ela guiados, a contemplarem em Cristo o modelo perfeito de harmonia entre comunhão e solidão, em que pessoalmente subsiste Deus Uno e Trino".
Também o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, e o Patriarca de Moscou e de todas as Rússias, Kiril I, enviaram suas mensagens aos participantes do 18º Simpósio ecumênico internacional de espiritualidade ortodoxa.
Entre outras coisas, Bartolomeu I recorda que "a solidão e o silêncio, em última análise, nos ensinam o justo modo de relacionar-nos e de estarmos em comunhão com os outros".
Kiril I, por sua vez, entre outras coisas, recorda que "tanto a solidão, o afastar-se do mundo, quanto a abertura à comunhão com o próximo são sempre consideradas práticas espirituais necessárias no caminho da salvação".
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com