A administração do Santuário Nacional, autoridades civis e militares e poder público, se reuniram na manhã desta quarta-feira, 31, no Convento Redentorista, para tratar dos detalhes da organização da segurança da Festa da Padroeira 2010.
O projeto, intitulado Operação Aparecida 2010, consta da interação entre Santuário Nacional, Pastoral, Segurança e Trânsito, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Concessionária Novadutra, Dnit e poder público, Administração, Guarda Municipal e secretaria de Trânsito.
Estavam presentes o reitor do Santuário Nacional, padre Darci Nicioli, o ecônomo, padre Luiz Cláudio Alves de Macedo, o prefeito de Igreja, padre Rodrigo Arnoso, o prefeito Municipal Márcio Siqueira e diversas autoridades representativas dos órgãos citados acima.
Durante a reunião todos tiveram a oportunidade de falar de seus anseios, problemas, entre eles, o congestionamento e os vendedores de fitinhas, que preocupa a administração do Santuário Nacional devido a "um perigo sob o aspecto de acidentes de trânsito e sob o aspecto da segurança pública", afirmou padre Darci.
Foram apresentados também projetos para a melhoria da infraestrutura da cidade, principalmente no que tange ao período de outubro, por ocasião da Festa da Padroeira e nos demais meses de grande movimento no Santuário: novembro e dezembro.
O reitor do Santuário, padre Darci Nicioli fez a abertura do encontro ressaltando os esforços do Santuário para unir todas as forças de segurança da cidade em prol da melhoria no acolhimento ao devoto, promovendo este encontro, "na tentativa de unir as forças vivas da cidade em função de melhor acolher os romeiros”, disse o reitor.
Padre Darci ressaltou o fato de que não se pode pensar apenas na organização dentro dos muros do Santuário, mas na cidade de uma maneira geral, " por isso, reunimos todos os órgãos envolvidos de alguma forma para que, juntos, busquemos uma solução para cada um dos nossos problemas”, acrescentou.
O ecônomo do Santuário, padre Luiz Cláudio, afirmou que todos estão trabalhando para encontrar a melhor solução para esta questão e que a Rede Aparecida está se mobilizando para conscientização dos romeiros, de forma que tomem todos os cuidados necessários ao visitar Aparecida.
O prefeito de Aparecida, Márcio Siqueira, avaliou positivamente o encontro e ressaltou as ações conjuntas entre as instituições que zelam pela cidade, afirmando que é "preciso integrar as nossas ações onde todos os organismos trabalhem para que possamos receber bem os nossos visitantes e que tudo caminhe com absoluta tranquilidade e segurança”, disse o prefeito.
O Santuário Nacional já fez diversas parcerias, e está trabalhando para que os devotos da Mãe Aparecida tenham local propício para momentos de fé e tranquilidade ao visitarem a cidade, entre as melhorias estão a construção do Jardim Norte, dois novos bolsões para motos, um trabalho de conscientização e segurança dos visitantes, além do investimento na infraestrutura do complexo, aumentando sua área de estacionamento para carros e ônibus.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com