Exercícios militares

EUA e Coreia do Sul preparam manobra naval para alertar o Norte

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul anunciaram nesta terça-feira, 20, a realização de exercícios militares conjuntos no fim de semana que vem, como forma de passar um recado dissuasório à Coreia do Norte.

A China, maior aliada da Coreia do Norte, condenou o exercício nos arredores do seu território e realizou suas próprias manobras navais.

"Esses exercícios defensivos combinados servem para passar uma mensagem clara à Coreia do Norte de que seu comportamento agressivo deve parar, e de que estamos comprometidos em juntos melhorarmos nossas capacidades defensivas combinadas", disse secretário norte-americano de Defesa, Robert Gates, em nota emitida conjuntamente com seu colega sul-coreano, durante visita a Seul.

Na quarta-feira, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, também estará em Seul para manifestar apoio à Coreia do Sul, num momento de particular tensão na região por causa do naufrágio, em março, de uma corveta sul-coreana, que matou 46 marinheiros.

Uma investigação feita por Seul com ajuda de especialistas internacionais atribuiu o naufrágio à Coreia do Norte, que no entanto negou a acusação. A ONU divulgou uma nota neste mês lamentando o naufrágio, mas, por pressão da China, não fez menção à Coreia do Norte.

A Coreia do Norte recentemente sinalizou seu desejo de retomar as negociações com potências regionais a respeito do seu programa de armas nucleares. O processo foi abandonado por Pyongyang há um ano e meio.

Analistas dizem que Washington e Seul relutam em retomar as discussões, usadas no passado pelo Norte para obter concessões, mas sem abrir mão do seu programa atômico. Por outro lado, os EUA podem se ver forçados a aceitar a retomada do diálogo, a fim de impedir que Pyongyang venha a exportar armas atômicas. Já para os líderes sul-coreanos seria ruim passar a impressão de que estão esnobando o miserável Norte.

Na China, muitos consideram que os exercícios norte-americanos são uma ameaça à soberania chinesa, algo que Gates negou. "Esses exercícios são na costa da Coreia, não na costa da China. São exercícios como os que temos realizados há décadas. Não há nada de provocativo neles", afirmou.

A TV estatal chinesa exibiu na terça-feira imagens de recentes manobras da sua Frota do Mar Oriental nas águas que ficam entre a China e a península coreana.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo