Copa do Mundo

Brasil empata com Portugal e é líder do Grupo G

Brasil e Portugal levaram quase tantos cartões amarelos quanto deram chutes no gol em um jogo com os ânimos bastante exaltados, nesta sexta-feira, em que o empate de 0 x 0 classificou os brasileiros em primeiro lugar do grupo e também deu aos portugueses uma vaga nas oitavas de final.

Sete cartões amarelos foram mostrados, três para o Brasil e quatro para Portugal, e 29 faltas cometidas de ambas as partes, enquanto apenas oito chutes, cinco do Brasil e três de Portugal, tiveram a direção correta do gol.

Autor de um das entradas mais duras do jogo – uma trombada de frente no luso-brasileiro Pepe — o volante Felipe Melo foi substituído por Josué ainda no primeiro tempo, aos 44 minutos, para evitar uma expulsão.

Além de Melo, também foram advertidos pelo árbitro mexicano Benito Archundia Luís Fabiano e Juan, o zagueiro por ter cortado com o braço um lançamento que deixaria Cristiano Ronaldo em boas condições de atacar. Do lado de Portugal, os amarelos foram para Duda, Tiago, Fabio Coentrão e Pepe, este após uma entrada em Felipe Melo.

Com três mudanças em relação ao time que venceu Coreia do Norte e Costa do Marfim – Julio Baptista no lugar de Kaká (suspenso), Daniel Alves na vaga de Elano (lesionado) e Nilmar no lugar de Robinho (poupado) — a seleção brasileira teve um primeiro tempo melhor que os rivais e chegou a acertar a trave, mas viu os portugueses chegarem mais perto do gol na etapa final.

Após uma arrancada de Cristiano Ronaldo, que conduziu a bola sozinho até a grande área brasileira, Lúcio cortou mal a jogada e a bola sobrou para Raul Meireles na pequena área, mas o meio-campista, pressionado pelo goleiro Julio César, mandou para fora, aos 15 minutos.

Do lado brasileiro, Nilmar acertou o travessão na principal oportunidade de gol, aos 30 minutos do primeiro tempo. Após um cruzamento da direita de Luís Fabiano, a defesa portuguesa apenas observou a bola cruzar a extensão da área, até Nilmar bater de primeira com o pé esquerdo. O goleiro Eduardo salvou no reflexo e a bola ainda tocou no travessão antes de ser afastada pela zaga.

Luís Fabiano também teve uma boa oportunidade de abrir o marcador, nove minutos depois, mas, apesar de ter vencido a marcação de dois adversários, sua cabeçada de dentro da pequena área foi para fora.

Ovacionado pelos torcedores portugueses e vaiado pelos brasileiros, Cristiano Ronaldo teve uma atuação regular. O atacante do Real Madrid só acertou uma finalização na direção do gol brasileiro, defendido com facilidade pelo goleiro, mas criou a jogada que quase resultou num gol de Portugal.

Em três cobranças de falta de longe, a torcida portuguesa no estádio Moses Mabhida se animou, mas Cristiano Ronaldo não acertou o pé e mandou todas para fora.

Para o Brasil, que já estava classificado com antecedência para as oitavas de final após vencer Coreia do Norte (2 x 1) e Costa do Marfim (3 x 1), o empate significou a primeira posição do Grupo G, com 7 pontos, dois à frente de Portugal. A Costa do Marfim terminou em terceiro, com 4 pontos, e a Coreia do Norte, sem nenhum.

Brasil e Portugal vão conhecer seus adversários na próxima fase ainda nesta sexta-feira, quando serão definidos os classificados do Grupo H, formado por Espanha, Suíça, Chile e Honduras.

Veja também
.: Saiba mais sobre Júlio César, goleiro da seleção do Brasil
.: Conheça mais sobre Lúcio, o capitão da seleção brasileira
.: Conheça mais sobre Ramires, volante da seleção brasileira
.: Futebol tem enorme potencial evangelizador, afirma bispo chileno


Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo