A vigília terá dois momentos. O primeiro será direcionado pela Congregação para o Clero e alterna momentos de testemunho, contribuições em vídeo e links.
Às 21h30min (em Roma – 16h30min em Brasília), o Santo Padre entra na Praça de São Pedro a bordo do papamóvel. Então, após o discurso de acolhida do Cardeal Cláudio Hummes e a proclamação do Evangelho, o Papa responde às perguntas colocadas por sacerdotes de diversos continentes.
Depois do canto do Pater Noster (Pai Nosso), acontece o ingresso solene da Eucaristia, em procissão, a partir da porta de bronze. Após um breve momento de silêncio e oração pessoal, o Papa reza a oração do Ano Sacerdotal e concede a bênção eucarística.
Programação
A programação oficial das celebrações conclusivas do Ano Sacerdotal começou na quarta-feira, 9, com uma meditação do Arcebispo de Colônia, Cardeal Joachim Meisner, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros.
Paralelamente, o Movimento dos Focolares, a Renovação Carismática Católica (RCC) e o Movimento de Schoenstatt também disponibilizam atividades para os sacerdotes. O encontro Sacerdoti Oggi, homens de Deus – irmão entre os irmãos – profetas de um mundo novo aconteceu na Sala Paulo VI, no Vaticano, na quarta-feira, 9, reunindo padres de 70 nações dos cinco continentes. Já no dia 8, a RCC promoveu um dia de retiro para os sacerdotes, na Basílica de São João de Latrão, com o tema O dom do sacerdócio.
A TV Canção Nova transmitirá os principais eventos ao vivo – veja aqui.
Em abril, o prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Cláudio Hummes, escreveu uma Carta por ocasião da conclusão do Ano Sacerdotal, na qual lembrava:
"Daqui a dois meses chegaremos ao encerramento do Ano Sacerdotal. O Papa, caros sacerdotes, convida-vos de coração a vir de todo o mundo a Roma para este encerramento nos dias 9, 10 e 11 de junho próximo. De todos os países do mundo. […] Então, não recuseis o convite premuroso e cordial do Santo Padre. Vinde e Deus vos abençoará. O Papa quer confirmar os presbíteros da Igreja. A vossa presença numerosa na Praça de São Pedro constituirá também uma forma propositiva e responsável de os presbíteros se apresentarem, prontos e não intimidados, para o serviço à humanidade, que lhes foi confiado por Jesus Cristo. A vossa visibilidade na praça, diante do mundo hodierno, será uma proclamação do vosso envio não para condenar o mundo, mas para salvá-lo (cfr. Jo 3, 17 e 12, 47). Em tal contexto, também o grande número terá um significado especial".
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com