Acesse
.: Dignidade humana: conheça mais sobre esse tema que afeta a sua vida
.: Programação do Seminário Hispano Brasileiro de Direito Biomédico
.: OUÇA a professora Maria de Fátima falando sobre o Seminário
Na sexta-feira, 28, a PUC-MG concede o título de Doutor Honoris Causa ao professor Carlos María Romeo Casabona, da Universidade de Deusto (Espanha), que exerceu papel fundamental para a efetivação de um convênio de cooperação técnica entre Deusto e PUC-MG.
Em síntese, o Seminário foi uma consequência da vinda de Casabona ao Brasil para a titulação. O professor estará acompanhado de diversos outros peritos sobre o tema.
De acordo com Maria de Fátima, o diferencial do Seminário será a busca por tratar a complexidade das relações entre aspectos biomédicos e biojurídicos através de sessões com matérias diferentes.
Quem é Carlos María Romeo Casabona
Carlos Casabona nasceu na cidade de Zaragoza, na Espanha, em 1952. Possui um extenso e rico currículo, no qual se destacam suas atividades como catedrático de Direito Penal na Universidade do País Basco, diretor da Cátedra Interuniversitária de Direito e Genoma Humano (Fundação BBVA, Universidade de Deusto e Universidade do País Basco); autor de livros, artigos, além de fundador e diretor das revistas Derecho y Genoma Humano e Perspectivas, ambas bilíngues.
O Honoris Causa é um título concedido a uma personalidade que tenha contribuído com os preceitos de uma instituição oficial de ensino, e se destacado pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. Desde sua fundação, a PUC-MG somente concedeu o título a outros cinco professores.
Considerado uma das maiores autoridades na área do Direito e da Medicina, o professor receberá a honraria devido a sua brilhante e significativa trajetória na área da Bioética e do Biodireito, bem como seus estudos sobre as questões éticas e legais discutidas a partir dos avanços da ciência nas áreas da engenharia genética, pesquisa com células-tronco embrionárias, transplante de órgãos, farmacogenética, entre outras.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com