A Arquidiocese de Curitiba realiza nesta quinta-feira, 15, a ordenação episcopal de seu novo Bispo Auxiliar, Dom Rafael Biernaski. A Celebração Eucarística acontece às 19h, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, no centro da cidade, e terá como bispos ordenantes o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella Agnelo, o Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, e o Arcebispo emérito da cidade, Dom Pedro Fedalto
O bispo eleito volta para sua cidade de origem após 22 anos de atuação em Roma. “Fiquei lá seis anos e meio estudando na Universidade Gregoriana, depois 15 anos a serviço da Santa Sé. Primeiramente com o Papa João Paulo II e nos últimos cinco anos com o Papa Bento XVI”, disse.
“Esta experiência em Roma, sobretudo no meu trabalho de nomeação dos bispos, me permitiu ter uma visão de todas as dioceses, suas problemáticas, atuação pastoral e desafios da Igreja no Brasil,” afirma o monsenhor que atuava na chefia de seção da Congregação para os Bispos, no Vaticano.
O sobrenome Biernaski já é bem conhecido na arquidiocese de Curitiba. Além do irmão, cônego André Biernaski, o monsenhor tem também um primo bispo: Dom Ladislau Biernaski, da diocese de São José dos Pinhais (PR). Há ainda diversos outros e um grande número de religiosas. São 50 irmãs religiosas. “Isto é uma grande bênção para família, ter herdado esta experiência de fé, que enriqueceu a arquidiocese de Curitiba,” diz o monsenhor.
“Com o trabalho desenvolvido em Roma ele tem um olhar mundial e abrangente da Igreja, o que pode ser muito enriquecedor para a formação dos religiosos e no protagonismo dos leigos na ação evangelizadora. Como primo em segundo grau fico muito feliz com sua vinda para a nossa região,” comenta Dom Ladislau Biernaski, bispo da diocese de São José dos Pinhais (PR).
Mesmo com dois bispos auxiliares – Dom Dirceu Vegini e Dom João Carlos Seneme, a nomeação de mais um bispo auxiliar para Curitiba era há muito tempo esperada. A partir de agora o atendimento às comunidades e pastorais será facilitado, uma vez que haverá partilha na execução das atividades da arquidiocese.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com