Preparativos

Via-Sacra na Canção Nova traz novidades este ano

Na Canção Nova, a primeira encenação da paixão de Cristo aconteceu há 15 anos. A cada ano o evento é aperfeiçoado e apresenta novidades. O repórter Pedro Teixeira acompanhou os preparativos finais do evento que acontecerá em Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo.

Assista à reportagem

A dor, o sacrifício, o longo calvário, a ressurreição de Cristo. Os quadros da Via-Sacra retratam os últimos momentos da vida de Jesus. "Com certeza, nós olhamos e vemos o contexto do sofrimento, mas nós percebemos em Jesus que Ele eleva o sofrimento a uma nova categoria, que é a dimensão de redenção, de salvação", explica padre Eliano Luiz Gonçalves, da Fraternidade Jesus Salvador.

Há três anos Marisa Reyes interpreta, na encenação da Via-Sacra, Maria, a mãe de Jesus. Para ela, como missionária da Canção Nova, não se trata apenas de uma atividade artística. "Interpretar Nossa Senhora tem me levado diante do Santíssimo nos momentos de oração, meditando a Palavra, rezando o terço", conta.   

Já se passaram mais de dois mil anos, mas para Marina de Jesus, os sentimentos de quem participa da encenação parecem muito presentes. "No dia da apresentação, eles sentem como se tivesse mesmo ali todo sofrimento de Jesus e isso é uma coisa muito marcante pra todos", diz Marina.

Há 15 anos, Adelita Rosseti assumia a produção da primeira Via-Sacra na Canção Nova. Os recursos eram poucos. A produção se aprimorou ao longo dos anos. A Via-Sacra na comunidade ganhou novos recursos.

Este ano, serão utilizados dois palcos para a comemoração dos 15 anos do evento. Cerca de 40 atores deverão fazer toda a encenação acompanhados por um coral de 30 vozes e uma orquestra composta por 13 músicos.   

Da pintura para a realidade. Marisa explica que este ano a encenação da Via-Sacra irá ganhar uma nova estética: os quadros vivos. Novidades que deverão oferecer a quem assiste a oportunidade de se transportar ao tempo de Jesus, e compreender que por detrás de cada ato, a Via-Sacra é muito mais do que uma peça de teatro, é um momento de refletir.

"Nós seguimos esse caminho com Jesus, até a entrega, até a ressurreição", diz padre Eliano.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo