.: NA ÍNTEGRA: Santa Sé na ONU: abuso sexual de menores em foco
O pronunciamento foi divulgado na manhã desta terça-feira, 16, e aconteceu durante a XIII Sessão Ordinária do Conselho dos Direitos Humanos sobre a luta contra a violência sexual de crianças, por ocasião do Encontro Anual sobre os Direitos das Crianças, no último dia 10, em Genebra (Suíça).
Dom Tomasi relembrou que Bento XVI classificou tal prática como "'pecado grave' que ofende a Deus e a dignidade humana".
Com relação às acusações dos últimos anos, que reportam casos de abusos praticos por integrantes da Igreja, o observador disse: "Não há desculpas para esse comportamento, que é uma grave traição da confiança".
Contudo, o arcebispo destacou que as instituições eclesiásticas tomam medidas concretas para lidar com esse problema de modo decisivo, em especial nas esferas do reconhecimento e punição de abusos.
"Aqueles que foram considerados culpados destes crimes são imediatamente suspensos do exercício de seu cargo e são tratados de acordo com as normas dos direitos civil e canônico. […] A prevenção é o melhor remédio, e isso começa com educação e promoção de uma cultura de respeito dos direitos humanos e da dignidade humana de cada criança e, especialmente, através da implementação de eficiente métodos de recrutamento de pessoal para as escolas", concluiu.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com