Solidariedade

Cáritas no Chile informa sobre esforços da Igreja após terremoto

Mediante um comunicado, a Cáritas no Chile informou que a Igreja segue recebendo doações em dinheiro e mantimentos não perecíveis em paróquias de Santiago (capital chilena) e outras dioceses para ajudar aos milhares de danificados pelo devastador terremoto do sábado passado, 27 de fevereiro.

"Tal como informou o Presidente da Conferência Episcopal, Dom Alejandro Goic, a Igreja Católica no Chile está canalizando, através da Cáritas, seu organismo especializado em emergências, a ajuda solidária às famílias afetadas pelo terremoto", diz o último comunicado.

"Na Igreja de Santiago e em outras diocese que estão em condições de fazê-lo, se está recebendo, ademais, ajuda com os seguintes mantimentos não perecíveis: farinha, arroz, macarrão, leite em pó, açúcar e azeite", assinala o comunicado, e informa que as pessoas que desejem fazer contribuições podem dirigir-se às suas paróquias ou aos diversos pontos que se informam no portal web da Igreja no Chile, www.iglesia.cl

"Considerando a gravidade desta situação, a Conferência Episcopal dispôs, também, que se destinará 90% dos recursos da Campanha Quaresmal de Fraternidade para ajudar as famílias afetadas. Esta campanha estava originalmente destinada a projetos em benefício de jovens em risco social, grupos vulneráveis que serão apoiados a partir de outras vias diversas", informa também a Cáritas no Chile.

"É um sinal alentador que nos enche de esperança", conclui o comunicado, "poder comprovar como as redes da Igreja Católica se mobilizam para ajudar as famílias que perderam tudo".

"Inclusive nas paróquias que perderam seus templos e recintos, a comunidade se reúne para ajudar-se mutuamente. Quiséramos que esta luz de esperança possa incentivar as comunidades a superarem o temor e a desconfiança, como nos pediu o Arcebispo de Concepción, Dom Ricardo Ezzati".

Encontro de Bispos com a Presidenta Bachelet: O Chile necessita de todos

A presidenta do Chile, Michelle Bachelet, recebeu nesta quinta-feira, 4, em audiência o Bispo de Rancagua e Presidente da Conferência Episcopal, Dom Alejandro Goic, junto ao Arcebispo de Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, no Palácio da Moeda, para tratar o tema da ajuda dos afetados pelo terremoto.

Ao término do encontro, a mandatária sublinhou que o "Chile necessita do apoio de todos" depois do terremoto: "coincidimos plenamente ao pensar que este é um momento de unidade, de solidariedade acima de qualquer outra coisa, porque a pátria é uma só e exige boa vontade e generosidade de todos", assinalou.

Seguidamente agradeceu à Igreja pelo apoio e acompanhamento espiritual e moral às pessoas e às famílias afetadas, e pela campanha solidária que as comunidades eclesiásticas estão realizando em torno da rede da Cáritas nas paróquias do Chile. "Como sempre a Igreja Católica está trabalhando, colaborando e ajudando com a comunidade de formas muito diversas, o qual eu agradeço como Governo", disse.

Por sua vez, o Cardeal Errázuriz manifestou que esta não é uma hora para discutir, nem para separações, porque "como povo devemos estar unidos em apoiar os irmãos que mais sofreram". Por sua parte, Dom Goic sublinhou que, embora a Igreja tenha perdido muitos templos e recintos sagrados, "o que mais nos preocupa são os templos vivos que são as pessoas, as pessoas que sofrem a dor e que perderam seus seres queridos ou seus bens".

O Prelado também destacou a Mensagem que o Santo Padre Bento XVI enviou à Igreja e a todas as pessoas que sofreram depois da catástrofe, na qual convida à esperança e à solidariedade concreta para enfrentar esta emergência.

Ambos pastores convidaram a acompanhar aqueles que sofrem com a oração, com apoio espiritual e com uma decidida ação solidária. Neste final de semana, explica a nota da Conferência Episcopal, será feita uma coleta especial nas missas e a rede da Cáritas se desdobrará em todo o país no marco da campanha "Chile ajuda o Chile", evento do qual esta instituição faz parte.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com
  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo