A menos de três meses do início do XVI Congresso Eucarístico Nacional (CEN), Dom João ressalta os motivos e os frutos dessa consciência, que permaneceu mesmo quando inúmeras dioceses Brasil afora enfrentaram sérias dificuldades, que surgiram de uma "linha bastante ideológica da pastoral".
"Isso se deve, em especial, devido a um cuidado bastante próximo dos bispos, o cuidado com uma catequese eucarísitica e a prática dos sacramentos. Há uma sensibilidade muito grande e existe uma sede também pela Adoração ao Santíssimo Sacramento", explica o arcebispo.
.: Ouça a entrevista com Dom João Braz de Aviz
.: Oração do XVI CEN
O Ano da Eucaristia, vivenciado pela Igreja de todo o mundo entre os meses de outubro de 2004 e 2005, trouxe vários frutos para a Arquidiocese.
"Restauramos a adoração perpétua, constituindo o Santuário Arquidiocesano da Adoração Perpétua a Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento da Eucaristia", destaca.
O modo como os fiéis tratam e frequentam o Sacramento também é ressaltado pelo arcebispo. "É uma frequência muito assídua, também pelo fato de que a Confissão Sacramental ficou bastante preservada em Brasília. Isso conservou esse grande patrimônio que, com o Congresso Eucarístico, é super valorizado e se torna momento de grande graça pra nós", finaliza.
Sobre o Congresso
O Congresso acontecerá de 13 a 16 de maio de 2010, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A capital brasileira sediará o Congresso Eucarístico pela segunda vez – a primeira foi durante os 10 anos da fundação da cidade.
Nos mesmos dias do Congresso, acontece um Simpósio Teológico. Representantes delegados das dioceses refletirão sobre o tema e lema do evento.
A inscrição para o Congresso pode ser feita até o dia 26 de fevereiro. Para acessar a ficha de inscrição e obter melhores informações, clique aqui.
Leia mais
.: Congresso Eucarístico: Brasília vive expectativa para o encontro
.: Jesus veio salvar da divisão, indicará Congresso Eucarístico
.: Oração do XVI CEN
.: Congresso Eucarístico Nacional publica texto-base
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com