Encontro Anual

Papa conduz meditação com clero da Diocese de Roma

Leonardo Meira
Da Redação, com L’Osservatore Romano

Papa conduz meditação com clero da Diocese de Roma

Papa durante encontro com o clero de Roma / Foto: L’Osservatore Romano

Bento XVI se encontrou com o clero da Diocese de Roma e conduziu uma Lectio divina, a partir de trechos extraídos dos capítulos 5, 7 e 8 da Carta aos Hebreus, que fala de Cristo Sumo Sacerdote.

A expectativa dos padres reunidos era palpável. Das palavras do Papa, o Vigário-geral para a Diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini, destacou o encorajamento e a esperança.

.: Leia trechos da Lectio divina do Papa com o clero de Roma

“Para nós, é importante ouvir a voz da autoridade do Papa, neste único encontro do ano. É transmitida uma forte mensagem que carregamos em nossos corações”, disse o pároco de Jesus Divino mestre, padre Mario Laurenti.

Ele afirmou que a nova fórmula dada ao encontro é preferível, “por duas razões principais: em primeiro lugar, porque o Papa, na apresentação da Palavra de Deus, é muito claro e profundo; e também porque o seu pensamento penetra em nós intensamente e nos impulsiona em nossos momentos de oração, e leva a dar a conhecer aos nossos irmãos uma base para continuar e definir a nossa vida sacerdotal”.

O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 18, na Sala das Bençãos, no Vaticano.

“Fazer perguntas parecia um modo de limitar o encontro a um campo muito detalhado. Gostamos de deixar o campo aberto para o nosso Bispo aquilo que lhe parecia ser o mais importante. Ele devia falar a nós, e não nós a ele”, complementa o sacerdote italiano.

A expectativa para o encontro foi ainda maior devido ao Ano Sacerdotal. O Papa estava acompanhado do prefeito da Casa Pontifícia, Arcebispo James Michael Harvey, do regente da Prefeitura da Casa Pontifícia, Dom Paolo De Nicolò, de seu secretário particular, monsenhor Georg Gänswein, e Alfred Xuereb, do secretariado particular

Cada sacerdote que participou da reunião recebeu um volume da antologia de textos de Giovanni Battista Montini, da época em que era Arcebispo de Milão.

A Lectio Divina

“Que melhor maneira de refletir sobre as palavras de Bento XVI se não ouvir a sua lectio divina?”: essa foi a questão recorrente nas reuniões de preparação ao encontro anual com o Papa.

A proposta foi apresentada pelos sacerdotes ao Cardeal Agostino Vallini, que a levou ao Pontífice. A proposta foi aceita. Dessa forma, durante a reunião anual do Bispo de Roma com o clero de sua diocese, a tradicional fórmula de perguntas e respostas, utilizada em sessões anteriores, deu lugar à lectio divina.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo