As viagens de fim de ano já foram planejadas a meses. Mas e a segurança da casa que vai ficar vazia? A repórter Natália Jael mostra que não é preciso grandes investimentos para deixar sua residência segura e aproveitar bem as férias.
Assista à reportagem
Na casa do professor Jeferson César as malas já estão prontas e os presentes escolhidos e embrulhados. Tudo certo para a viagem de Natal. Ele e a família vão ficar quatro dias fora e durante esse período a casa vai ficar sozinha. Mas isso também entrou no planejamento, a segurança é um dos itens mais planejados por ele antes de entrar de férias.
Nessa época aumenta o risco de roubos, furtos e danos provocados por chuvas, por exemplo. Nestes casos é importante avaliar a segurança da casa e os itens que promovem a segurança. Para a tranqüilidade da família, aos poucos a casa foi sendo adaptada. O portão convencional virou um portão elétrico, os muros ganharam uma cerca de proteção e as janelas grades. A intenção é evitar surpresas na volta das férias.
O especialista em segurança Ivan César que acompanhou nossa visita alerta que quanto maior o cuidado com a segurança, maior é a tranquilidade na hora de viajar e de aproveitar o passeio.
Ivan alerta ainda que um erro muito comum cometido por quem vai viajar é deixar a luz acesa. Além disso, avisar amigos e parentes que vai viajar ajuda a evitar problemas.
Como nessa época todo cuidado é pouco fique atento a mais algumas dicas de segurança para que sua viagem de férias traga somente boas lembranças:
– Suspenda as assinaturas de jornais e revistas para que elas não acumulem – isso pode indicar que os moradores não estão em casa;
– Feche o registro de água e desligue o padrão de luz;
– Desligue a campainha – assim você não vai deixar dúvida de que não há ninguém em casa
– E, por último, não comente que vai viajar com pessoas estranhas
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com