Reflexão Pastoral

Igreja de Juiz de Fora realiza primeiro Sínodo Arquidiocesano

Refletir sobre o que de bom foi construído e o que falta construir na Igreja Particular de Juiz de Fora (MG) é o objetivo do primeiro Sínodo promovido na Arquidiocese. Os encontros acontecem entre os dias 13 de dezembro de 2009 e 21 de novembro de 2010.

Ao todo, estão envolvidas mais de 80 paróquias e mil comunidades. Três leigos e dois padres de cada uma uma das onze foranias da Arquidiocese (regiões geográficas que reúnem diversas paróquias) formam os missionários sinodais. São mais de 60 pessoas envolvidas em trabalhos de visitação e escuta dos fiéis.

A abertura do Sínodo acontece em celebração presidida pelo Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira, no dia 13 de dezembro,às 15h, na Catedral Metropolitana.

"A necessidade de escutar de modo mais profundo e de encontrar modos de organização para sustentar a missão evangelizadora da Igreja de Juiz de Fora levou nosso Arcebispo a convocar a realização do I Sínodo", explica a equipe organizadora.

A celebração de apresentação das conclusões do Sínodo está marcada para o dia 21 de novembro de 2010, também às 15h, na Catedral.

Em 2011, será feita a redação do documento sinodal e posterior publicação de um livro sobre os resultados do Sínodo (previsto para junho de 2011). O tema refletido será "Arquidiocese de Juiz de Fora:  uma Igreja sempre em Missão", e o lema "Fazei discípulos meus" (Mt 28,19).

O que é o Sínodo

A palavra sínodo significa "um mesmo caminho" ou "caminhar juntos". O Sínodo Arquidiocesano é um acontecimento da Igreja que envolve a todos – o arcebispo, os padres, os diáconos, os religiosos e as religiosas, os leigos e as leigas – com a finalidade de despertar a todos para a Comunhão e Missão da Igreja Particular de Juiz de Fora, explica assessoria litúrgica do evento.

O Sínodo não busca estabelecer normas, mas fomentar um espírito pastoral. "O ponto que queremos alcançar é o de uma Igreja com mais comunhão e mais missionária. Certamente, é momento de rever também aspectos práticos, como orientações pastorais para os sacramentos, rever nossas estruturas e orientações para a otimização dos nossos serviços ao Povo de Deus; mas tudo isso em vista de uma espiritualidade de comunhão e de um despertar para a missão", explica o arcebispo.

Quais são as fases do Sínodo Arquidiocesano?

1 – Preparação espiritual, catequética e informativa: esta fase já está em curso. Desde o primeiro anúncio, todos estão se reunindo para entender o que é o Sínodo;

2 – Consultação da Arquidiocese: meses de visita às Paróquias e Comunidades, escolas e faculdades católicas, os hospitais, obras assistenciais ligadas à Igreja. Das visitas nascerão os testemunhos, que recolhidos serão a base para as sessões sinodais;

3 – Sessões sinodais: encontros do Arcebispo com os missionários sinodais para o estudo, o aprofundamento sobre o perfil da Igreja de Juiz de Fora e os desafios;

4 – Preparação das declarações sinodais: tempo para o Arcebispo, com a ajuda dos seus colaboradores, preparar o texto final a ser promulgado em junho de 2011.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo