Moreu na madrugada desta quinta-feira, 3, o bispo emérito de Uberlândia (MG), Dom Estevão Cardoso de Avelar. Seu corpo está sendo velado na Catedral Santa Teresinha, no centro de Uberlândia. Missas serão celebradas a cada duas horas. A última será às 20h, seguida de sepultamento do corpo na cripta da catedral.
“Dom Estêvão era um homem muito vivaz, empenhado na evangelização, na luta pela justiça e nas causas sociais em espírito de profunda fé”, disse o Bispo Diocesano de Uberlândia, Dom Paulo Francisco Machado.
Dom Estêvão fez 92 anos no dia 4 de novembro. Nascido na cidade mineira de Três Corações, foi ordenado padre em 6 de outubro de 1946, tendo feito seus estudos de filosofia no seminário de Mariana e de teologia na Ordem Dominicana, finalizado na França.
Ordenado bispo em 26 de setembro de 1971, Dom Estêvão foi bispo prelado de Marabá e de Conceição do Araguaia, no estado do Pará. Em 1978, foi transferido para a Diocese de Uberlândia até se tornar emérito em 1992. Foi também vice-presidente do Regional Norte 2 da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo). Seu lema era "Amou-os até o fim".
Antes de bispo, Dom Estevão foi mestre de noviços, prior do Convento de Belo Horizonte (MG) e do Convento do Rio de Janeiro (RJ), e mestre de Estudantes do Convento de São Paulo (SP).
“Dom Estêvão era um grande pregador. Foi ele quem imprimiu a marca da Diocese de Uberlândia”, disse Dom Paulo. Mesmo com a saúde debilitada, Dom Estêvão fez questão de participar, no ano passado, da posse de Dom Paulo em Uberlândia. “Ele saiu da celebração aplaudido pela multidão, o que demonstra como era querido pelo povo”, completou Dom Paulo.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com